Desde 2018

⭐ Piracicaba, 11 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Os mitos e verdades de uma dieta zero lactose

A intolerância à lactose deve ser diagnosticada por um médico especialista

O assunto ainda desperta muitas dúvidas em diversas pessoas

As pesquisas a respeito da intolerância à lactase, um açúcar do leite, iniciaram-se por volta da década de 60 e existem diversas opções disponíveis nas gôndolas para esse público.

Entretanto, há quem associe a privação do consumo do leite a uma dieta mais saudável e capaz de favorecer o emagrecimento.

A intolerância à lactose deve ser diagnosticada por um médico especialista, tendo como principais sintomas a dor abdominal, inchaço, flatulência e diarreia após a ingestão do leite e seus derivados, como por exemplo, iogurtes, coalhada, queijos, leite condensado, creme de leite e receitas que apresentem esses ingredientes.

A Tirolez, maior indústria 100% brasileira de queijos e que possui uma das linhas mais completas de Zero Lactose do País, esclarece alguns pontos sobre a dieta zero lactose devido aos diversos mitos e verdades envolvidos em relação a esse assunto.

 

Todo alimento lácteo tem lactose – Mito!

Os queijos que possuem maior tempo de maturação, como por exemplo o Parmesão, possuem uma quantidade menor ou apenas traços de lactose. Isso ocorre, pois o processo de maturação dos queijos favorece a degradação da lactose.

Essa etapa da produção é responsável por atribuir as características de sabor, aroma, aparência e textura que variam conforme o tempo que os queijos maturam.

Já os queijos frescos, por sua vez, contêm maior quantidade de lactose. Isso acontece porque estão mais próximos da matéria-prima, o leite, como o Queijo Minas Frescal e o Queijo Cottage.

Por isso, para quem possui a intolerância, é sempre necessário analisar de perto os ingredientes presentes em cada produto que escolhe consumir.

 

Consumir lactose engorda – Mito!

Por mais que grande parte das dietas retirem alimentos com lactose do regime alimentar, ainda não há comprovação científica de que esses alimentos contribuem para o ganho de peso.

 

Intolerantes a lactose podem consumir queijos – Verdade!

É muito comum que os queijos sejam associados como um dos alimentos que mais possuem lactose e um dos primeiros que devem ser eliminados da alimentação de uma pessoa diagnosticada com intolerância.

Contudo, existem linhas queijos Zero Lactose oferecidas no mercado. O processo de fabricação dos queijos Zero Lactose é muito similar ao dos tradicionais e, ao final, não apresentam diferença de características sensoriais

Publicidade