Fruto produzido pelas plantas do gênero passiflora ajuda a acalmar e melhora o sono
Rico em nutrientes, multifuncional e fonte de vitamina C, o maracujá auxilia no controle da glicose do sangue, favorece o funcionamento do intestino, ajuda nos níveis de colesterol, melhora a imunidade, garante a saciedade por mais tempo e melhora a proteção do coração. O alimento pode ser consumido em comidas, bebidas, doces, além de ser matéria-prima para fabricação de produtos de beleza e no uso medicinal.
Segundo a professora do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Flávia Ribeiro, o maracujá é rico em flavonoides; vitaminas A, C e B12; fibras; lipídios; proteínas; caroteno; magnésio; fósforo; e potássio.
Por causa das propriedades, o fruto é muito indicado para quem deseja sentir mais relaxamento. É uma boa opção natural para quem sente ansiedade, hiperatividade ou problemas no sono. Lógico, é sempre recomendado o acompanhamento dos profissionais que tratam cada uma dessas disfunções, mas a alimentação é uma aliada no tratamento”, ensina.
Para quem tem colesterol alto, pressão alta e problemas crônicos como o envelhecimento precoce, o maracujá é um aliado no tratamento por conter potássio, magnésio e grande quantidade de fibras.
Ele ajuda a regular essas taxas e a deixar a pele e o cabelo mais bonitos. Existem cosméticos como sabonetes, perfumes e hidratantes de cabelo que têm como matéria-prima o maracujá”, comenta a nutricionista.
Além da fruta, as folhas podem ser usadas para preparar o chá que é muito benéfico para tratamento de disfunções do sono e ajuda a acalmar.
É importante consultar um nutricionista para passar uma dieta que faça sentido para sua necessidade. No caso do uso medicinal, pode ser um aliado, mas não substitui as medicações e os profissionais das áreas. É interessante entender que o alimento pode ajudar em qualquer tratamento porque faz parte do nosso estilo de vida”, finaliza.