Inscrições de artistas e fotógrafos para visita ao bairro rural fundado por tiroleses começa amanhã, às 14h
O bairro rural Santa Olímpia, fundado por imigrantes tiroleses, é o escolhido para mais uma edição do projeto Visite Piracicaba, desenvolvido pelo Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), que acontecerá no sábado, 23/11, das 8h às 13h.
Artistas plásticos e fotógrafos, amantes da natureza, que estejam interessados em visitar o bairro nesse dia podem se inscrever a partir de amanhã, sexta-feira, 22/11, às 14h, pelo link https://doity.com.br/transporte-para-artistas-plsticos-e-fotgrafos-registrarem-locais—tursticos-de-piracic-244081-202411.
A participação é gratuita e há 15 vagas disponíveis.
Para participar, é necessário que o interessado comprove ser artista plástico ou fotógrafo atuante há, pelo menos, dois anos na cidade de Piracicaba.
O processo de avaliação e comprovação do artista será realizado pela Semdettur, com base nas redes sociais do artista e o Departamento de Turismo entrará em contato para confirmação.
É importante lembrar que, ao participar da atividade, o artista autoriza a reprodução das pinturas e fotografias realizadas durante o encontro em sites, jornais e redes sociais como divulgação da Prefeitura Municipal de Piracicaba.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3403 1356/1360.
HISTORIA – Santa Olímpia é um bairro rural de Piracicaba. Fundado por imigrantes da cidade de Tento no final do século 19, o povoado mantém viva as tradições dos pioneiros, através do folclore, culinária típica e do modo de viver e falar de seus moradores.
No fim do século 19, a abolição da escravidão tornou necessária a substituição da mão de obra negra por trabalhadores europeus.
Ao mesmo tempo, a crise econômica na região do Tirol incentivou milhares de tiroleses a deixaram o Império Austro-húngaro em busca de melhores condições de vida. No fim do ano 1881, Giacomo Correr, Rosa Pompermayer e seus 11 filhos partem de Romagnano, nos arredores de Trento, em direção ao porto de Santos.
Ao chegar ao Brasil, a família se dirigiu à fazenda Sete Quedas, na região de Campinas, onde já trabalhavam parentes e conhecidos das famílias Forti, Vitti, Stenico, Christofoletti e Degasperi.
Após alguns anos de trabalho, transferiram-se para a fazenda Monte Alegre, na cidade de Piracicaba. No ano de 1892, as famílias compraram a fazenda Santa Olímpia, localizada a cerca de 23 km do centro de Piracicaba. No ano seguinte, Bortolo Vitti, seus filhos e alguns integrantes da família Forti compraram a fazenda ao lado, Sant’Anna.
Atualmente, os bairros Santa Olímpia e Santana formam a colônia tirolesa de Piracicaba, que representa uma das mais expressivas colônias de imigrantes da região, e que mais de 120 anos depois de sua fundação ainda mantém suas tradições (Fonte:244081-202411http://244081-202411