Depois do Brasil, os Estados Unidos é o país com a maior população de origem japonesa do mundo, com cerca de 1,35 milhão de pessoas que migraram atraídas pelo ciclo de prosperidade econômica americana. Embora tenham se concentrado em maior número no Havaí, inicialmente, os dekasseguis não limitaram a formação de colônias em território norte-americano aos Estados Unidos, tendo alcançado também algumas cidades canadenses.
Para quem quer conhecer alguns dos recantos da cultura nipônica em três destinos que podem ser visitados em uma viagem única – ligando os dois países – a agência Quickly Travel elaborou um roteiro integrado de nove dias por Vancouver, Victoria e Seattle.
Vancouver é a primeira parada, em voo via Dallas, com uma programação que inclui até um encontro com a comunidade local, além de visita à Kamui Mintara na Montanha Burnaby, (playground dos Deuses), ao Museu Nacional Nikkey & Centro Cultural, e à Casa Murakami.
Distante pouco mais de 3 horas de Vancouver, em uma viagem que pode combinar ônibus e balsa, chega-se à Victoria, onde se localizam três endereços importantes – a Associação Cultural Japonesa Canadense, a Associação da colônia Japonesa de Victoria e o Memorial Canadense Japonês, no Cemitério de Ross Bay. A viagem de volta para os Estados Unidos – e de lá para o Brasil, também via Dallas – tem uma parada de dois dias em Seattle, que abriga o Centro Cultural Japonês, o Teatro Japonês e o mercado asiático Uwajimaya Village.