Pasta iniciou gestão estratégica visando experiência do turista
Capacitação, eventos, planejamento estratégico, escuta ativa com profissionais e aproximação com governanças da região foram algumas das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba nos 100 primeiros dias da nova gestão, visando o desenvolvimento do setor para a melhor experiência do turista.
A Pasta foi uma das secretarias criadas pelo governo do prefeito Helinho Zanatta na reforma administrativa proposta pelo Chefe do Executivo e aprovada pelo Poder Legislativo.
Antes, era um departamento dentro da Secretaria Desenvolvimento Econômico, mas agora é independente, sob a gestão de Clarissa Quiararia, com organograma composto por equipe técnica para três gerências, que são Planejamento Turístico, Promoção Turística e Eventos.
Com o intuito de entender as demandas do trade e estreitar laços para uma gestão eficiente, a Secretaria iniciou os trabalhos com reuniões com representantes das redes hoteleira e gastronômica, artesãos, guias de turismo, comerciários, instituições de ensino que oferecem cursos nas áreas correlatas, além de associações e vereadores, para levantar dados e ouvir sugestões para o desenvolvimento e fomento estratégico do Turismo na cidade.
Também dentro dos 100 primeiros dias de governo, a Pasta apoiou eventos como o Carnaval, com programação durante um mês e que reuniu público de cerca de 45 mil pessoas.
Houve, ainda, apoio a eventos como a 13ª Festa da Batata, passeios de barco a motor e a remo no rio Piracicaba, eventos de entidades assistenciais e igrejas e à Paixão de Cristo – Temporada 2025. Além disso, já foram iniciadas as tratativas de apoios à 40ª Festa das Nações.
Foram realizadas, ainda, ações de capacitação ao trade, com início do curso de Turismo Rural, junto ao Senar/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba); oficinas gratuitas de artesanato para 160 pessoas, com aporte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); palestra para artesãos sobre artesanato como fonte de renda, e, também, fornecimento de transporte gratuito para profissionais do setor visitarem a feira de viagens e turismo WTM (World Travel Market), que é o principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina, para networking, negócios e obter atualizações sobre as novidades da área.
Nesta feira, inclusive, a Secretaria Municipal de Turismo divulgou Piracicaba em stand oferecido pela Secretaria de Turismo do Estado, por meio da região turística Serra do Itaqueri.
Neste primeiro quadrimestre da gestão, a Secretaria de Turismo também iniciou ações de melhorias na mobilidade turística da cidade, especialmente na região da Rua do Porto, com o intuito de proporcionar mais comodidade a turistas e piracicabanos que visitam ou frequentam a área.
“Da infraestrutura ao bem-receber do turista, estamos trabalhando para proporcionar a quem nos visita a melhor experiência possível, porque o Turismo é uma atividade que contribui significativamente para a geração de novos postos de trabalho e para a geração de renda da população, uma vez que movimenta de maneira direta hotéis, restaurantes, atrativos turísticos”, afirmou a secretária de Turismo, Clarissa Quiararia.
MAIS – Outras ações já iniciadas pela Pasta nestes 100 primeiros dias de governo abrangem o desenvolvimento de uma nova identidade visual e a reestruturação de canais de informação e comunicação para a população, além da abertura de novo processo para a revisão do Plano Diretor de Turismo, a participação em reuniões de liderança e gestores públicos da Região Turística Serra do Itaqueri, a reformulação de roteiros turísticos e o Projeto de Lei que autoriza a concessão de uso do Parque do Mirante, do Aquário Municipal, do Elevador Turístico Alto do Mirante e de áreas adjacentes.
Quanto ao Plano Diretor de Turismo, houve rescisão do contrato com a empresa licitada na gestão anterior, uma vez que o escopo do trabalho apresentado não cumpria as orientações do Estado. Agora, a Pasta realiza reuniões com empresas técnicas para nova contratação.
E a respeito do Projeto de Lei que autoriza a concessão de uso de equipamentos turísticos na região do Parque do Mirante, o intuito é a preservação e a segurança dos espaços, bem como a criação de vagas de emprego, prevendo reformas, manutenções, novas atividades e eventos.