Conheça a rede de atendimento público de saúde que integra serviços de urgência, especialidades e cuidados preventivos, garantindo acesso universal e qualidade de vida para a população.
O SUS significa Sistema Único de Saúde, ou seja, é universal. Por isso, é importante ter em mente que o SUS não é para pobre, é para todos! Aos que desejam conhecer os serviços do SUS piracicabano basta acessar o portal da prefeitura, selecionar a Secretaria de Saúde e conferir todas as informações. Ainda, online, o usuário pode acessar o portal Sissonline, para acessar gratuitamente a Telemedicina.
Destaque-se, também, que as unidades da Atenção Básica (postinhos de saúde), farmácias, centros de especialidades odontológicas (CEO) e médicas (CEM), além de serviços domiciliares, reabilitação em fisioterapia, saúde mental, oftalmologia, pronto atendimento (UPA), vigilância em saúde, dentre outros, formam uma engrenagem de atendimento gratuita à população.
Também temos um aniversariante que completou 20 anos e está pela primeira vez em sua história devidamente identificado nas cores oficiais do Ministério da Saúde, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que é uma unidade de saúde sobre rodas que salva vidas sem distinção de pessoas, ou seja, inclusivo e para todos.
O Samu piracicabano é um dos mais antigos do país e neste ano promoveu por meio do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), a primeira regionalização mediante treinamento da equipe de profissionais da saúde da cidade de São Pedro, que agora podem prestar um socorro mais rápido para Águas de São Pedro, Charqueada e Santa Maria da Serra, cidades que ao lado de Capivari, Elias Fausto, Mombuca, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho, integram a microrregião de Piracicaba; sem dúvida, a expansão de bases descentralizadas possibilita uma resposta rápida no socorro de quem está em situação de risco.
A exemplo do Samu, que está sempre pronto para o atendimento indistinto, a Atenção Básica oferece um atendimento de saúde da família que visa o acompanhamento e prevenção de doenças com cuidados e práticas integrativas complementares ao tratamento convencional como, por exemplo, a auriculoterapia, além de acompanhar os pacientes em domicílio.
O atendimento do Trastorno do Espectro Autista (TEA) e a reabilitação motora foram destaques no trabalho desenvolvido nos últimos três anos, que possibilitaram o credenciamento junto ao Ministério da Saúde do Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP) para atender de forma referenciada os 26 municípios que integram o Departamento Regional de Saúde do Estado de SP, a DRS-X Piracicaba.
Essa ação conjunta evidencia a importância da cooperação do poder público com entidades privadas que promovem a saúde e o bem-estar dos usuários do SUS, tal qual ocorreu há uma semana com o retorno do atendimento ambulatorial na Policlínica Ilumina, que demandou o empenho de diversas entidades em conjunto com a Secretaria de Saúde, em reinício das ações para rastreio do câncer.
Sempre há o que melhorar, o que corrigir, mas a saúde é dinâmica e seus cuidados são diários. Por isso o resultado depende de uma equipe comprometida, que está sempre colocando o próximo acima de seus próprios interesses.
Particularmente, tenho a honra de trabalhar com profissionais deste gabarito e as melhorias devem continuar, seja pela continuidade das reformas das unidades e investimentos em equipamentos e instrumental ambulatorial, seja pela habilitação de equipes de trabalho, como por exemplo de Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou, ainda, de equipes multidisciplinares, com ampliação do atendimento 24 horas da Saúde Mental (CAPS III), novos CEOs para ampliação da endodontia, etc.
Outros projetos poderiam ser citados, com igual ou maior excelência. Porém, o objetivo dessa rápida reflexão é destacar que o SUS é único e para todos e a rede de atenção à saúde piracicabana têm potencial de se tornar referência nacional.