O Plano atua de forma holística, tendo como premissa a prevenção para oferecer às beneficiárias uma gama de programas que promovam melhor qualidade de vida e bem-estar
O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, celebrado em 28 de maio, reflete sobre as necessidades específicas de saúde das mulheres, no sentido de divulgar e promover ações que assegurem o seu bem-estar. A data foi instituída em 1987, durante uma reunião da Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos, com o objetivo de chamar a atenção para as questões de saúde que afetam as mulheres de forma particular e para a necessidade de garantir direitos e cuidados de saúde de qualidade para todas as mulheres.
O Plano Santa Casa Saúde Piracicaba, por exemplo, ciente da importância de promover a saúde da mulher, reforça e divulga os diversos programas e serviços dedicados a este gênero, principalmente pelo fato de adotar uma abordagem integrada no cuidado à saúde, disponibilizando programas que atendem mulheres em diferentes fases da vida.
De acordo com a coordenadora administrativa do Saúde Inteligente, Sueli Rocha, entre os programas oferecidos pelo plano está o de Orientações às Gestantes. “Importante para o bem-estar da mãe e do bebê, esse programa oferece orientações e acompanhamento especializado durante a gravidez, promovendo uma gestação saudável e segura”, explica.
Há ainda a preocupação com as doenças crônicas, cenário em que o Santa Casa Saúde atua promovendo o acompanhamento a hipertensos e diabéticos, condições essas que afetam muitas mulheres. “Este programa proporciona acompanhamento regular e suporte especializado, contribuindo para a manutenção da saúde e a prevenção de complicações causadas por essas doenças”, explica.
Na operadora Santa Casa Saúde, há ainda um programa de acompanhamento a candidatos à cirurgia bariátrica. “Oferecemos equipe multidisciplinar para suporte antes e após a cirurgia, essencial para mulheres que enfrentam problemas relacionados à obesidade, de forma a auxiliar na recuperação e na manutenção de um peso saudável”, informa a enfermeira coordenadora do Saúde Inteligente, Terezinha Carvalho.
Além desses programas, a Santa Casa Saúde Piracicaba promove outras iniciativas, através do Saúde Inteligente, com atividades físicas monitoradas para a terceira idade, atendimento multiprofissional nas áreas de nutrição, acupuntura, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional, fundamentais para a saúde física e mental das mulheres de todas as faixas etárias.
“Vale ressaltar que o Santa Casa Saúde atua de forma holística, tendo como premissa a prevenção para oferecer aos beneficiários uma gama de programas que promovam melhor qualidade de vida e bem-estar”, enfatizam Sueli e Terezinha.