Desde 2018

⭐ Piracicaba, 25 de dezembro de 2024 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Prefeitura entrega nova unidade da USF Javari

Nova USF Javari vai atender a uma população estimada em 4.500 pessoas. (Foto: CCS)

Novo prédio teve investimento superior a R$ 3,32 milhões por meio da parceria com a Universidade Anhembi-Morumbi, via Coapes

A Prefeitura de Piracicaba entregou na manhã de hoje, 20/12, a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Javari. O valor do investimento é de R$ 3.326.203,73 e acontece por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Anhembi-Morumbi (UAM), responsável pelo curso de Medicina em Piracicaba, via Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Serviço). A unidade, agora em prédio próprio, vai funcionar como centro-escola, onde os estudantes universitários farão seus estágios.

Na oportunidade, o prefeito Luciano Almeida, destacou a importância da parceria com a Faculdade de Medicina e, também, o serviço de excelência prestado pelos servidores da Saúde.

“Quando todos se ajudam, os serviços públicos são muito mais eficazes e vimos isso durante a pandemia, com as parcerias realizadas e o empenho dos nossos servidores. Só tenho a agradecer o apoio de todo mundo. Estamos num final de ciclo, entregamos tudo o que prometemos, quebramos paradigmas e, acredito que começamos uma nova história para elevar ainda mais a qualidade de vida dos piracicabanos”, afirmou.

A responsável técnica pela unidade, a enfermeira Pamela Suellen dos Santos Sales, reforçou a importância da nova unidade para a população do Javari e Monte Rey.

“Estou há três meses na rede, mas sei das dificuldades que todos aqui passaram nos últimos 10 anos na unidade improvisada em prédio alugado. Esta nova unidade é um grande ganho para todos e, se antes estes funcionários já faziam milagres, agora o atendimento só tende a melhorar ainda mais”.

Cecília Buck, coordenadora do curso de medicina e representante da reitoria da UAM, enfatizou do prazer que é colaborar com a saúde pública.

“Recentemente formamos duas turmas no curso de medicina e eles viram, conheceram o que é a rede SUS. É importante lembrar que a rede não foi preparada para receber estes estudantes, mas com a nossa parceria isso foi acontecendo aos poucos e, nos últimos quatro anos, com mais afinco. Em janeiro deste ano, entregamos a USF 1º de Maio, nestes mesmos moldes e a diferença na qualidade do atendimento a população e aperfeiçoamento dos servidores da Saúde é notável. Esperamos que os resultados positivos também sejam atingidos aqui no Javari”, disse.

Marcelo Pinto de Carvalho, secretário de Saúde, disse ser uma satisfação entregar mais uma unidade de saúde.

“Este trabalho de ampliação e melhoria da saúde deve-se ao empenho dos servidores da Saúde, das coordenações, dos apoiadores e de quem está na ponta, dentro das unidades. Este prédio tem uma estrutura de muita qualidade e que pode ter sua capacidade de atendimento ampliada, ou seja, foi desenhado pensando no futuro. Agradecemos pela parceria com a Universidade e, tenho certeza, que ela vai render muito mais frutos para a população”, completou.

Além da população local, participaram da solenidade o secretário de Obras e Zeladoria (Semozel), Márcio Marino; Gustavo Aguiar, diretor do Departamento Administrativo da SMS; Elaine Defavari, coordenadora de enfermagem do DAB; Fernanda Bado, coordenadora de Saúde Bucal; Cátia Ortis, apoiadora da coordenação de Saúde Bucal; e Graziela Ferrer Correa Lourenço, apoiadora da macrorregião do Javari; além de representantes do Hospital Regional (HRP) e da DRS (Departamento Regional de Saúde).

A UNIDADE – A UBS Javari – localizada à rua Anízio Caetano da Silva, 345, bairro Monte Rey, na divisa com a Escola Municipal Heloísa Helena Azanha Naime – tem 767,40 m² de área construída e contempla um salão no piso inferior; no piso térreo tem recepção, copa, três consultórios clínicos (sendo um com sanitário) e um odontológico, salas de nebulização, almoxarifado, vacina, curativo, acolhimento, atividades coletivas, atendimento (observação e coleta) e de espera; sanitários feminino e masculino para funcionários, sanitários P.c.D masculino, feminino e coletivo, e sanitário para coleta; lavanderia; ambiente de lixo orgânico, hospitalar e reciclável; sala de esterilização e expurgo; abrigo para gás, compressor e gerador, além de estacionamento de veículos.