Medida segue orientações do Ministério da Saúde e Governo do Estado de SP; imunizante estará disponível para pessoas a partir dos seis meses de idade
A Secretaria de Saúde amplia, a partir de hoje, 20/05, a estratégia de vacinação contra a gripe (influenza) na cidade para toda a população com idade superior a seis meses.
A ação segue orientações do Ministério da Saúde e Governo do Estado de São Paulo para ampliar a imunização da população durante o período sazonal destas doenças virais.
Mesmo com a ampliação, a meta ainda é vacinar 90% dos grupos prioritários – como crianças, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais.
A vacina está disponível nas unidades de saúde do município (UBS e USF), das 8h às 15h, exceto UBS Paulista, sem a necessidade de agendamento.
Para receber o imunizante, é importante apresentar documento de identificação com foto, carteira de vacinação e Cartão Nacional do SUS.
AÇÃO NO SÁBADO – Para o próximo sábado, 24/05, das 8h às 16h, a Prefeitura de Piracicaba realiza nova Estratégia de Vacinação contra a gripe (influenza), em 12 unidades de saúde e postos volantes (lista abaixo).
“O momento é oportuno para que toda a população receba sua vacina e fique protegido contra a gripe. A vacinação é eficaz e evita a evolução da doença para quadros mais graves”, destacou o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco.
No Dia D Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza) realizado em 10/05, a Prefeitura imunizou 3.894 pessoas do grupo prioritário. Até esta segunda-feira, 19/05, já foram imunizadas 43.348 pessoas contra a gripe em Piracicaba.
A secretária-executiva de Atenção Farmacêutica e Vigilância em Saúde, Luciana Canetto, reforçou a importância da vacinação em crianças.
“É importante esclarecer que as crianças de 6 meses a menores de 6 anos que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas”, completou.
DECRETO – Com o avanço da sazonalidade de vírus respiratórios e da alta nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e infecções virais, principalmente de crianças, a Prefeitura de Piracicaba decretou emergência em saúde pública no município ontem, 19/05.
O decreto nº 20.472/2025 visa ampliar a capacidade de resposta da rede assistencial e evitar a desassistência da população mais vulnerável, especialmente crianças.
Além disso, está instalado o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) Sintomáticos Respiratórios Piracicaba para monitoramento e gestão da situação de emergência em saúde pública declarada.
A coordenação do centro de operações é de responsabilidade do secretário municipal de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, e da secretária-executiva de Atenção Farmacêutica e Vigilância em Saúde, Luciana Canetto.
O estado de emergência terá a vigência de 120 dias, podendo ser prorrogado conforme evolução dos indicadores epidemiológicos no município.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de sintomas gripais com qualquer sinal de agravo, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.
Unidades de Saúde abertas neste sábado, 24/05, das 8h às 16h, para vacinação contra Influenza
Postos fixos
UBS Caxambu (Rua Engº Romano Coury, 513)
UBS Centro (Av. França, 227, Jd. Europa)
UBS Paulicéia (Rua Santa Helena, 334)
UBS Piracicamirim (Rua Gonçalves Dias, 1070)
UBS Vila Rezende (Rua Santo Estevão, 394)
UBS Vila Sônia (Rua João Zem, 751)
Postos Volantes
Carrefour (Av. Rui Teixeira Mendes, 300)
COOP (Av. Professor Alberto Vollet Sachs, 2030)
COOP Bom (Rua Corcovado, 70)
Pão de Açúcar – Cidade Alta (Rua Visconde do Rio Branco, 583)
Assaí (Av. Antônio Fazanaro, s/nº)
Jaú Serve – São Dimas (Rua Capitão Emídio, 537)