Ações conjuntas visam melhorar o atendimento de urgência e emergência para vítimas de trauma na cidade
Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, a Santa Casa de Piracicaba recebeu a visita do assessor médico militar que atua na Secretaria de Estado da Segurança Pública, Samir Lisak, e do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Sérgio Pacheco Jr.
O objetivo do encontro foi conhecer o sistema de atendimento de urgência e emergência do hospital, em um esforço conjunto do estado e do município para implantar um projeto piloto que servirá de modelo para todo o estado de São Paulo.
“O foco principal é a redução da mortalidade relacionada ao trauma, especialmente entre a população jovem, que é a mais afetada por acidentes de trânsito”, destacou Samir Lisak durante a visita.
Ele ressaltou a importância da colaboração entre a Secretaria de Segurança Pública e a Prefeitura Municipal para otimizar os serviços de emergência, já bem estruturados na cidade.
Lisak comentou ainda sobre a criação de uma comissão de trabalho entre as secretarias, que visa coletar dados nos próximos 30 a 60 dias e implementar ações concretas em até 120 dias.
“Tivemos uma surpresa grata nesta primeira visita e estamos confiantes de que conseguiremos resultados objetivos dentro do primeiro semestre”, afirmou.
O vice-prefeito, Sérgio Pacheco Jr., também enfatizou o potencial de Piracicaba como cidade piloto.
“Oferecemos nossa cidade como um modelo para o Brasil no quesito de segurança pública e atendimento de urgência, especialmente considerando que somos a segunda cidade mais afetada por traumas no estado”, disse.
Pacheco Jr. mencionou a necessidade de melhorias na estrutura hospitalar e no atendimento de urgência e emergência, reconhecendo as falhas na atenção básica que impactam diretamente nas filas das unidades de pronto atendimento.
“Estamos trabalhando para resolver essas questões e garantir que o sistema de saúde de Piracicaba seja exemplar”, concluiu.
Com a união de esforços entre as autoridades, espera-se que o projeto traga melhorias significativas para a qualidade de vida dos cidadãos piracicabanos e sirva como referência para outras cidades do Brasil.
Devem atuar em consonância neste projeto, além dos hospitais de Piracicaba, os serviços do Samu, Corpo de Bombeiros e do helicóptero Águia da Polícia Militar, com sede na cidade.