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⭐ Piracicaba, 22 de setembro de 2024 ⭐

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Melhorias na estrutura e atendimento marcam oito meses de nova gestão na UPA Vila Cristina

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Desde julho de 2023 a UPA Vila Cristina é gerida pela Associação Mahatma Gandhi

 

A Associação Mahatma Gandhi, desde que assumiu a UPA Vila Cristina, tem feito significativos investimentos na aquisição de equipamentos, mobiliário e na qualificação da estrutura física na Unidade de Pronto Atendimento, recentemente foram adquiridas e reformadas longarinas e poltronas; foram obtidos colchões novos e outros passaram por reforma. Foram instaladas câmeras; houve a troca do bebedouro comum por um industrial; instalou-se na recepção da unidade uma cortina de ar para o isolamento térmico, proporcionando conforto ao ambiente; agora na área externa, temos lixeiras recicláveis de extrema importância ao meio ambiente; os banheiros da recepção e o teto também foram reconstruídos, além das mudanças tecnológicas e no perfil do atendimento, com disposição de senhas e monitores online para alerta e chamada aos pacientes, dando mais agilidade ao atendimento.

 

Todas essas benfeitorias são para garantir conforto para pacientes e acompanhantes atendidos pela unidade, oferecendo espaços acolhedores tanto para a população quanto para os colaboradores, proporcionando um atendimento ágil, efetivo, sem deixar de ser humanizado.

 

A UPA Vila Cristina promove constantes treinamentos sobre as principais patologias tratadas em situações de emergência, onde participam grupos de enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos. Outros temas de aperfeiçoamento são oferecidos a equipe técnica, administrativa e de limpeza. A capacitação dos colaboradores é conduzida pelo Serviço de Educação Permanente.

O principal objetivo destes treinamentos é o aprimoramento das técnicas e conhecimentos dos profissionais de saúde, visando proporcionar uma assistência cada vez mais qualificada, com especial atenção à segurança do paciente.

 

Uma outra mudança significativa é na triagem relacionada a classificação de risco, que hoje é feita exclusivamente por enfermeiros em todos os turnos, seguindo protocolo das diretrizes do Ministério da Saúde e fluxos estabelecidos.

 

Importante destacar o avanço na qualidade assistencial com as implantações contínuas de protocolos assistenciais, administrativos, comissões técnicas e na data recente de 28/02/204 ocorreu a posse da Comissão de ética de Enfermagem com a participação do Conselho Regional de Enfermagem.

 

A Unidade tem batido recorde de atendimentos, com uma média de 800 pacientes diariamente (24 Horas), que foram intensificados pelo aumento nos casos de dengue e o retorno dos casos de Covid-19, com taxa de positividade de mais de 50% dos testados na unidade.

 

Esse aumento gradual no número de atendimentos, reflete as melhorias nos serviços prestados pela UPA que hoje é gerida pela Organização Social de Saúde e representa um cenário positivo, estimulado por todas essas contratações de profissionais qualificados e dedicados a seu importante papel na área da saúde.