Desde 2018

⭐ Piracicaba, 20 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Iniciados atendimentos do projeto UPA+Livre

Unidade fica aberta de segunda à domingo, das 7h às 18h

Ação foca no atendimento de pacientes com síndromes respiratórias e dengue em unidade instalada na sede do Tiro de Guerra


A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, abriu as portas do projeto UPA+Livre nesta segunda-feira, 10/06. Nesta ação, o poder público disponibiliza a população uma unidade exclusiva para atender pacientes com síndromes respiratórias e suspeitas de dengue no Tiro de Guerra de Piracicaba, de segunda a domingo, das 7h às 18h, em parceria com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde), inicialmente por um período de 60 dias. Na manhã de hoje, o prefeito de Piracicaba Luciano Almeida e o ordenador de despesas da SMS, Marcelo Pinto de Carvalho, fizeram uma visita ao espaço para conhecer a nova estrutura e conversar com os pacientes.

Para Luciano Almeida, a estratégia é fazer com que estes pacientes classificados como de menor risco nas UPAs sejam atendidos de forma mais rápida. “Esta unidade é para que o fluxo de atendimento seja mais ágil a população que mais precisa. Acreditamos que essa unidade vai trazer um resultado muito positivo, uma vez que ele é aberto a população de toda a cidade e para todas as idades”, afirmou.

A iniciativa acontece, principalmente, pela virada no clima e a previsão de frio mais intenso para as próximas semanas que são condições que favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado e a própria Covid-19, o que pode levar a um aumento considerável na procura da população por atendimento médico nas unidades de saúde do município.

Marcelo Pinto de Carvalho, ordenador de despesas da SMS, afirma que o projeto é “uma forma de dar melhor acolhimento aos pacientes, atendimento mais ágil e de qualidade”. “Aqui temos uma estrutura nova para que a população sinta-se bem atendida. Além disso, aqui contamos com um atendimento especial ao final da consulta uma vez que o acompanhamento destas doenças deve ser feito nas unidades de saúde da atenção básica, como um forma de conscientizar a população na prevenção, colocando todas as UBSs e USFs à disposição, assim diminuindo a procura pelas UPAs”, apontou.

LOCAL – A estrutura do UPA+Livre tem capacidade para atender até 250 pessoas por dia – em qualquer faixa etária – com funcionamento de segunda a domingo, das 7h às 18h, na quadra poliesportiva do Tiro de Guerra de Piracicaba, no Bairro Morumbi. A unidade tem salas de espera, acolhimento, triagem, coleta para testes rápidos, exames de laboratório, hidratação, soro, medicação, além de três consultórios médicos.

SERVIÇO – Projeto UPA+Livre. A partir de 10/06, de segunda a domingo, das 7h às 18h, na Quadra Poliesportiva do Tiro de Guerra de Piracicaba, rua Anhanguera, 362, Bairro Morumbi. Exclusivo para atendimentos de pacientes com síndromes respiratórias ou com suspeita para dengue.

Publicidade