Desde 2018

⭐ Piracicaba, 4 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Estratégia Nacional de Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira, 07/04

Idosos estão entre as pessoas inclusas como público alvo da estratégia de vacinação deste ano

Em Piracicaba, Saúde espera imunizar 159 mil pessoas que estão nos grupos prioritários recomendados pelo Ministério da Saúde e OMS

A Estratégia Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) começa na próxima segunda-feira, 07/04, em todo o Brasil.

Antes conhecida como campanha, a ação é voltada inicialmente a grupos prioritários, como crianças (de 6 meses a menores de 6 anos de idade), idosos, profissionais da saúde, gestantes e pessoas com comorbidades, estimando cerca de 159 mil pessoas aptas a receber o imunizante em Piracicaba.

A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, seguindo recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

A vacina estará disponível nas unidades de saúde do município (UBS e USF), das 8h às 15h, exceto UBS Paulista, sem a necessidade de agendamento.

Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento de identificação com foto, carteira de vacinação e Cartão Nacional do SUS.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que haverá ações especiais para imunizar a população acima de 60 anos que estão em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) da cidade a partir da próxima semana.

O Dia D de vacinação contra a gripe está previsto para o dia 10/05.

É importante destacar que o Ministério das Saúde não definiu uma data para término da vacinação, uma vez que a intenção é ampliar a vacinação à população em geral em situações de alcance das metas previstas.

Dr. Sérgio Pacheco, vice-prefeito e secretário de Saúde, enfatiza a importância da imunização contra a gripe.

“A vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”.

A preocupação da Secretaria da Saúde com a adesão dos grupos prioritários à nova Estratégia deve-se aos resultados abaixo do esperado alcançados nos últimos anos no município.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, por meio do departamento de Imunização, em 2024, dos públicos-alvo, as crianças atingiram 64,49% de adesão, os idosos 44,34%, gestantes 40,08% e Trabalhadores da Saúde 34,34%. Em 2023, as gestantes registraram 53,72% de comparecimento, pessoas com mais de 60 anos de idade 52,66%, os trabalhadores da saúde 47,9% e as crianças 37,61%.

Cibele Melo dos Reis, responsável pelo departamento de Imunização de Piracicaba, explicou a importância da vacinação para as mulheres grávidas.

“A vacinação contra o vírus influenza em gestantes é uma estratégia eficaz de proteção para a mãe e para o bebê, além de proteger a mãe, a vacinação durante a gestação reduz o impacto da doença em bebês e o risco de hospitalização que é extremamente elevado nos primeiros meses de vida”.

NÚMEROS – Ainda, segundo a VE Municipal, em todo o ano de 2024 foram registrados 627 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em Piracicaba. Neste ano, entre janeiro e março, foram 111 casos; no mesmo período de 2024, foram 154 registros.

 

Publicidade