Ação da Secretaria de Saúde aconteceu no sábado, 10/05, em 30 pontos de vacinação, fixos e volantes; vacinação segue disponível em todas as salas de vacina do município
A Secretaria Municipal de Saúde imunizou 3.894 pessoas contra a gripe/influenza em ação do Dia D da Estratégia Nacional de Vacinação realizada no último sábado, 10/05. Das 8h às 17h, as equipes da Prefeitura atenderam em 30 pontos de vacinação, sendo 24 fixos – três deles atendendo as regiões rurais de Anhumas, Artemis e Tupi – e seis volantes em redes de supermercados parceiras da ação. Para incentivar a população a se vacinar, durante o Dia D, o caminhão da Brigada de Emergência Municipal com os personagens Zé e Maria Gotinha desfilaram pelas ruas da cidade. Desde o início da estratégia de vacinação até o momento, foram imunizadas 30.703 pessoas.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, participou do Dia D ao lado da gerente da Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), Carina Baron, e ambos receberam o imunizante para incentivar a população a receberem a vacina.
“É um momento oportuno para que todos que integram o público-alvo anunciado pelo Ministério da Saúde venham receber sua dose. É importante lembrar que a vacina segue disponível ao longo da semana em todas as salas de vacina da cidade. A vacinação é eficaz e evita a evolução da doença para estes quadros mais graves”, enfatizou dr. Sérgio Pacheco.
Neste momento, a vacinação é voltada a grupos prioritários como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, profissionais da saúde e da educação, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, entre outras. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários.
A vacina está disponível nas unidades de saúde do município (UBS e USF), das 8h às 15h, exceto UBS Paulista, sem a necessidade de agendamento. Até sexta-feira, 16/05, a vacina segue disponível em horário estendido, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Caxambu, Centro, Vila Rezende, Novo Horizonte e Parque Piracicaba, das 17h às 20h.
Para receber o imunizante, é importante apresentar documento de identificação com foto, carteira de vacinação e Cartão Nacional do SUS.
Público-alvo da Estratégia Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza)
– Crianças* de 6 meses a menores de 6 anos;
– Trabalhadores da saúde;
– Gestantes;
– Puérperas;
– Professores do ensino básico ao superior e funcionários das escolas;
– Povos indígenas;
– Idosos com 60 anos ou mais;
– Pessoas em situação de rua;
– Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
– Trabalhadores portuários;
– Funcionários do sistema de privação de liberdade;
– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
*Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.