Desde 2018

⭐ Piracicaba, 14 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Cardiologista do INCOR promove palestra na Santa Casa sobre cuidados paliativos

Evento terá a participação do especialista Daniel Dei Santi para esclarecer dúvidas e disseminar conhecimento sobre cuidados paliativos para profissionais da saúde e comunidade hospitalar
 Na noite da próxima terça-feira, 4, a partir das 19h30, a Santa Casa de Piracicaba receberá, no salão de convenções do Hospital, o cardiologista Daniel Dei Santi, especialista em cuidados paliativos do INCOR- Instituto do Coração de São Paulo, para falar sobre cuidados paliativos em cardiologia, visando elucidar dúvidas e disseminar conhecimento sobre o tema. Foram disponibilizadas 120 vagas para profissionais da saúde e membros da comunidade hospitalar interna e externa e as inscrições para o evento já estão encerradas.
A enfermeira Márcia Costa, representante da Comissão de Cuidados Paliativos da Santa Casa, destacou que a palestra “busca facilitar o cuidado prestado ao paciente e melhorar a comunicação entre profissionais e familiares, promovendo segurança a todos os envolvidos”. A equipe é multiprofissional, composta por médicos, enfermeiras, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudióloga, assistente social e secretária.
De acordo com o cardiologista Daniel Dei Santi, a palestra abordará de forma geral os cuidados paliativos e sua aplicabilidade na cardiologia. “O objetivo é sensibilizar os profissionais da importância de se aperfeiçoarem nessa área, mostrando o impacto positivo que esses cuidados podem ter no tratamento de doenças cardíacas”, salientou o especialista ao falar ainda sobre a necessidade de desmistificar os cuidados paliativos, “combatendo preconceitos e o desconhecimento que ainda cercam o tema”.
Segundo o cardiologista, cuidados paliativos não são apenas para pacientes em fase terminal ou com câncer, mas podem ser implementados desde o início do tratamento, beneficiando pacientes com doenças cardiovasculares complexas. “É importante uma abordagem multiprofissional para avaliar e aliviar os fardos da doença, que envolvem sintomas físicos, psicológicos, sociais e espirituais”, pontuou Daniel Dei Santi.
O cardiologista intensivista Humberto Magno Passos, da UCO – Unidade Coronariana da Santa Casa, enfatizou a importância de discutir a dignidade no processo de morte, especialmente em uma era de crescente longevidade e avanços tecnológicos. “É fundamental refletir sobre como proporcionar qualidade de vida aos pacientes em seus últimos dias”, ponderou.
A palestra é aberta a todos os profissionais da saúde interessados em ampliar seu conhecimento sobre cuidados paliativos, não se restringindo apenas a cardiologistas. A expectativa é que o evento contribua para a replicação das informações adquiridas, ajudando a desmistificar e incorporar os cuidados paliativos na prática médica cotidiana.