Desde 2018

⭐ Piracicaba, 4 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Campanha Regional de Combate ao Aedes Aegypti vistoriou mais de 1.800 residências

A ação aconteceu no bairro Vila Sônia

Ação foi uma parceria entre a Prefeitura e a EPTV e aconteceu no Vila Sônia

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a EPTV, realizou na quarta-feira, 29/1, o mutirão da dengue, no bairro Vila Sônia, como parte da 8ª Campanha Regional de Combate ao Aedes Aegypti, organizada pela emissora.

A iniciativa, que acontece anualmente, tem como objetivo mobilizar os municípios para acabar com os criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Além da região de Campinas, na qual Piracicaba está incluída, a ação também aconteceu nas outras três praças da emissora: Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha. As prefeituras que aderiram à campanha foram incentivadas a desenvolver ações simultâneas de combate ao mosquito.

A ação teve início às 8h, com concentração em frente ao Centro Cultural Hugo Pedro Carradore e em seguida os agentes saíram pelas ruas do bairro.

Participaram da ação em torno de 25 agentes comunitários de saúde, devidamente identificados, que fizeram vistorias e identificação de criadouros e orientando as pessoas sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

Também foi disponibilizado caminhão para recolher inservíveis que pudessem ser possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Durante a ação foram visitadas 1.867 residências, sendo que deste total, os agentes conseguiram verificar 1.230 casas e 637 estavam fechadas e recolher 1,5 tonelada de inservíveis.

Agradeço a EPTV por essa iniciativa que prioriza principalmente o aspecto preventivo e desta forma as pessoas possam ficar mais informadas a respeito da dengue e também fazer a sua parte.

O combate à dengue é contínuo em Piracicaba.

Estamos intensificando as ações, porém, ainda há muitas casas que não permitem que nossos agentes entrem e façam a fiscalização durante os mutirões.

A intenção não é punir ninguém, mas sim, orientar e conscientizar que a população também precisa fazer a parte dela.

O mutirão de hoje, como parte da campanha regional da EPTV, serviu para dar maior visibilidade a ação”, esclareceu Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA.

“O mutirão realizado pela Prefeitura de Piracicaba logo na abertura da nossa campanha foi um marco nesse desafio de evitar a multiplicação do mosquito. Esperamos que essa aliança cresça ainda mais e que no Dia D, em 22 de fevereiro, tenhamos uma grande mobilização regional, de prefeituras e pessoas, contra o mosquito da dengue”, destacou Marcelo Ferri, gerente de relações institucionais da EPTV.

 

Publicidade