Começa nesta quarta-feira, em Santos, com recorde de público o congresso de saúde
O 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), começa nesta quarta-feira, dia 9 de abril, na cidade de Santos/SP.
As inscrições estão encerradas e o evento já acumula recordes históricos de participação: serão mais de 3 mil congressistas, número 40% superior ao registrado em 2024.
Além do número recorde de inscritos, o evento contará com 2.121 trabalhos apresentados na 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, um crescimento de 35% em relação ao ano passado.
A presença de secretários municipais de saúde também será expressiva, com a confirmação de 240 gestores, o que representa um aumento de mais de 60% em relação à edição anterior.
A abertura oficial do Congresso está programada para as 18h e contará com a presença de Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde de São Paulo; Hisham Hamida, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); Geraldo Reple Sobrinho, presidente do COSEMS/SP; representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde.
Com o tema “A gestão municipal de saúde na era digital”, o evento trará discussões fundamentais para os novos rumos do SUS.
“Queremos pautar os gestores municipais com a revolução digital que atingirá todas as áreas do SUS, de forma definitiva. Além disso, vamos discutir financiamento, maturidade digital, literacia, desigualdade no acesso e projetos exitosos que já são realidade”, explica Geraldo Reple.
A programação intensa contará com mais de 50 atividades distribuídas ao longo dos três dias, incluindo Mostra de Experiências, Cursos, Seminários, Rodas Temáticas, Espaço Gilson Carvalho, Feira de Negócios, o 14º Prêmio David Capistrano, e a participação de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, universidades, CONASEMS, OPAS, instituições parceiras e especialistas de todo o Brasil.