Desde 2018

⭐ Piracicaba, 2 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Dr. Vinicius Di Hipólito, cirurgião-dentista, fala sobre Clareamento Dental

Clareamento Dental Vinicius Di Hipólito Cirurgião-Dentista

Por mais simples que pareça o clareamento requer muito critério e a orientação de um cirurgião-dentista é imprescindível

Todo mundo sonha com um sorriso bonito e saudável, mas, muitas vezes, só a manutenção com escovação e fio dental não é suficiente. Com o passar do tempo, naturalmente os dentes tendem a escurecer e ficar manchados. Por isso, hoje é possível recorrer ao clareamento dental.

De acordo com o cirurgião-dentista, mestre e doutor pela Faculdade de Odontologia em Piracicaba – FOP Unicamp, e pós-doutor pela Faculdade de Odontologia do Estado de São Paulo – Unesp, e cooperado da Uniodonto, Vinicius Di Hipólito, clareamento dental é o tratamento atualmente mais utilizado com o objetivo de clarear a cor dos dentes, atuando como uma espécie de despigmentador.

Vale ressaltar, no entanto, que, por mais simples que pareça o clareamento requer muito critério e a orientação de um cirurgião-dentista é imprescindível.

Para realizar o clareamento, primeiramente, é importante uma indicação adequada por profissional qualificado. Pacientes que apresentam problemas de saúde bucal tais como gengivite, cárie, necessidade de tratamento endodôntico, dentre outros, não são candidatos a fazer o clareamento. É fundamental realizar primeiro o tratamento dessas necessidades mais urgentes para, em seguida, realizar o clareamento”, conta Hipólito.

Modalidades de Clareamento

Existem basicamente duas variantes de clareamento: o clareamento caseiro e o clareamento realizado em consultório. No clareamento caseiro é feita uma moldeira individual para a boca do paciente que faz o clareamento em casa sob a supervisão do profissional. Na outra técnica, o clareamento de consultório, é aplicado um gel clareador no consultório potencializado pela ação de uma luz.

“As duas técnicas apresentam resultado final muito semelhantes, a diferença é que na técnica caseira o paciente tem que usar o molde diariamente, por 3 a 4 semanas, e começa a notar o resultadona primeira semana. O clareamento de consultório é mais indicado para aquele paciente que não consegue realizar o tratamento em casa, por sentir algum desconforto em usar a moldeiraou apresentar hábitos parafuncionais como o bruxismo, por exemplo, ou mesmo para os indivíduos que não tem paciência para realizar o tratamento em casa. Assim, acaba realizando o tratamento no consultório por meio de aplicações de uma hora uma vez por semana, por 3 a 4 semanas, dependendo do paciente”.

Um ponto muito importante ressaltado pelo profissional é que cada vez mais jovens e adolescentes querem fazer o tratamento e, nesses casos, o mais indicado é o clareamento caseiro, com moldeira, por se correr menor risco de agressão pulpar.

É necessário cautela quando se trata de pacientes jovens. Antes dos 15 ou 16 anos nenhum tipo de clareamento é indicado. Mesmo após essa idade, quanto mais jovem o paciente, mais ampla é a sua polpa e, por isso, maiores são os cuidados para minimizar possíveis efeitos colaterais. Por isso, em se tratando de adolescentes, o mais indicado é o clareamento caseiro a base de peroxido de carbamida. Já o clareador de consultório, a base de peroxido de hidrogênio, apresenta maior potencial para levar a agressão citada”.

Clareamento Dental Antes e Depois Vinicius Di Hipólito Cirurgião-Dentista

O cirurgião-dentista ainda recomenda pelo menos um ano de espera entre um clareamento e outro. “Na verdade, o clareamento faz com que a cor do dente retorne a sua tonalidade original, pois ao longo dos anos os dentes vão sendo pigmentandos. Dessa forma, se uma pessoa fez um clareamento hoje, daquia um ano ela pode repetir, mas ainda o dente estará, muito provavelmente, mais claro do que antes do clareamento, pois é necessário algum tempo para o dente voltar a se pigmentar. Esse período de espera também é muito importante para não causar nenhum tipo de agressão ao dente. Bem indicado, nenhum dano acontece”.

Cuidados pós-clareamento

Hipólito detalha a ação do clareamento nos dentes e a importância de conter determinados excessos para sucesso do tratamento.

“O dente é permeável e cheio de porosidades. Dessa forma, o clareador penetra no dente e quebra moléculas grandes que refletem uma luz amarela, ou mais escurecida, passando então a refletir a luz de uma forma mais clara”, diz. Para isso, o profissional ainda esclarece que durante o tratamento determinados alimentos sejam ingeridos de forma moderada. Alimentos com muito pigmento, tais como Coca-Cola, café, chá preto, chocolate, por exemplo, têm o potencial de unir moléculas, o que difi- culta o clareamento.“Isso não quer dizer que não possam ser ingeridos, mas deve ser reduzida a frequência no seu consumo”.

Uniodonto

O clareamento dental faz parte dos procedimentos oferecidos pela Uniodonto.

“Necessariamente, a pessoa faz uma avaliação inicial para identificar as necessidades do tratamento. Muitas vezes é só o clareamento, outras, ela precisa ter outros cuidados anteriores para deixar reestabelecer a saúde bucal do paciente, o deixando aptoa receber o clareamento. Após avaliação e aprovação da Uniodonto, o tratamento é liberado e em uma segunda sessão ele já inicia o procedimento”, afirma Hipólito.

Todo suporte e orientações necessários durante o tratamento é oferecido pelo Cirurgião Dentista responsável.

O Atendimento é rápido e o pagamento facilitado em até 10 vezes.

Publicidade