Tendência de festas para pets cresce, mas exige cuidados com a escolha dos alimentos: saiba o que está liberado
A onda de festas de aniversário para pets conquistou o Brasil, mostrando a força do nosso amor por eles. Mas na hora de celebrar, será que bolos e salgadinhos tradicionais são seguros? Descubra como fazer uma festa deliciosa e saudável para seu melhor amigo!
Soprar velinhas, reunir amigos e familiares e celebrar a vida é sempre especial. E quando o aniversariante é nosso pet, a alegria é ainda maior! Mas, em meio à decoração temática e brincadeiras pet-friendly, a alimentação merece atenção redobrada. Oferecer doces e salgados tradicionais pode trazer riscos à saúde do seu amigo de quatro patas.
“Antigamente, era comum os tutores compartilharem seus próprios bolos e doces com seus pets, sem saber que ingredientes como o açúcar e o chocolate são extremamente prejudiciais para eles. A boa notícia é que hoje existe uma variedade de opções seguras e saborosas, desenvolvidas especialmente para o paladar e as necessidades nutricionais dos animais”, explica Cleuma Ferreira, médica veterinária especialista em nutrição animal.
Gostosuras sem culpa
Chocolate? Nem pensar! A teobromina e as metilxantinas presentes nesse doce tão amado por nós, humanos, são tóxicas para cães e gatos, podendo desencadear sintomas graves de intoxicação.
A solução para uma festa saborosa e segura é apostar em petiscos que imitam o sabor dos doces tradicionais, mas com ingredientes 100% seguros, naturais e nutritivos.
“Na Pet Chef Chico, por exemplo, é possível encontrar beijinhos à base de coco e iogurte natural, brigadeiros de alfarroba com mandioquinha e mel, bichos de pé feitos com beterraba, coco e mel, e até bolos de festa com chocolate que cães podem comer. Assim o pet aproveita cada mordida sem colocar a saúde em risco”, explica Gisela Mattos, cofundadora e CMO da Pet Chef Chico, empresa especializada em alimentação natural para pets.
E os salgados? A Pet Chef Chico também oferece opções para lá de apetitosas.
‘’Claro que tudo é adaptado. Nossos croquetes são compostos de carne bovina, ovo, levedura orgânica e azeite; já as bolinhas de queijo, de iogurte e ricota; e nossas bolinhas de peixe são feitas de batata doce e merluza principalmente, lembrando que em todas as preparações usamos farinha integral de arroz ou de aveia’’, detalha a empresária.
Demonstre seu amor
A ideia de montar um cardápio de festa foi desenvolvida tanto para preservar a saúde dos animais, quanto para promover uma maior aproximação entre eles e seus tutores.
“A premissa principal é a inclusão, mas a praticidade e o estreitamento de laços são bônus que essas atividades proporcionam. Se o tutor pretende comemorar o seu aniversário e o do seu pet, ele não precisaria marcar duas datas, só deveria garantir que o pet comeria, sem riscos, o que for oferecido. E isso vale para qualquer evento, como uma festa de Natal ou de Ano Novo, por exemplo. Isso estreita muito os laços com o animal, já que ele não será deixado de fora’’, explica Gisela Mattos.
Diversão compartilhada
A veterinária Cleuma Ferreira destaca ainda que os petiscos da Pet Chef Chico são produzidos com ingredientes selecionados e seguros para consumo humano.
“Isso significa que você pode dividir alguns petiscos com seu pet, tornando a celebração ainda mais especial e reforçando o laço entre vocês”, completa.
Festa nutritiva
Esse tipo de alimentação permite que o pet se mantenha mais saudável nessas ocasiões, gerando mais tempo de qualidade e mais longevidade com seu animal.
“Os petiscos são uma maneira prática e segura de incluir os pets nas celebrações e guardar mais memórias’’, comenta Maria Mattos, sócia-diretora da Pet Chef Chico. ‘’O tempo é corrido e se você puder oferecer algo que não precisa preparar, que já vem embalado e pronto para o seu evento, com a vantagem de ser 100% saudável, por que não optar por isso?’’, complementa Gisela.
Foto: Banco de Imagem