Os animais podem ter comportamentos imprevisíveis, dependendo do nível de tensão e de ansiedade que experimentam
Nessa época do ano, as comunicações sobre os cuidados no trânsito ganham destaque, graças ao movimento Maio Amarelo (Mês Internacional da Segurança no Trânsito), que tem como objetivo conscientizar a população sobre a direção responsável. Transportar pets de forma adequada, além de estar em conformidade com a legislação brasileira, evita possíveis acidentes durante o trajeto, garantindo a proteção de todos.
Os animais podem ter comportamentos imprevisíveis, dependendo do nível de tensão e de ansiedade que experimentam. Manter um nível mínimo de estresse é essencial para o bem-estar do pet durante os deslocamentos.
A Mars Petcare, detentora das marcas ROYAL CANIN, PEDIGREE, WHISKAS e OPTIMUM, separou dicas importantes para uma viagem segura e agradável ao lado do pet. Confira!
1 – Garanta a segurança do seu pet com uma caixa de transporte resistente e adequada ao tamanho dele.
2 – A caixa de transporte do pet deve estar sempre no banco de trás do carro, presa pelo cinto de segurança.
3 – Programe bem as refeições do animal no dia da viagem e não ofereça alimentos a poucas horas de entrarem no carro. Não é recomendada a alimentação do pet durante eventuais paradas para evitar desconforto gastrointestinal e enjoos, a não ser que haja a necessidade de seguir horários estritos.
4 – Acostume o pet a entrar na caixa de transporte e no carro, mesmo que não pretenda sair outras vezes com ele ao longo da viagem. Assim, o animal irá se familiarizar com o ambiente e se sentirá mais seguro.
5 – Durante a viagem de carro, é fundamental programar paradas para que o pet possa beber água e fazer suas necessidades, lembrando sempre de ter em mãos saquinhos higiênicos para recolher as fezes, se necessário.
6 – Converse com um Médico-Veterinário sobre viagem, necessidades e eventuais contratempos e informe o seu destino, assim ele poderá avaliar se mais alguma medida preventiva será necessária.
7 – Saiba que transportar o pet no banco de passageiro, no colo ou entre as pernas do motorista é considerado infração de trânsito. Adote esses cuidados para, além de garantir a segurança e o conforto do seu pet, também evitar penalidades como multas e pontos negativos na carteira nacional de habilitação.