O único profissional capaz de realizar esses exames são os patologistas.
De acordo com Nicole Pedroso, Patologista Clínica Veterinária, a resposta é simples: além das alterações físicas apresentadas pelo pet, existe uma especialidade na Medicina Veterinária que ajuda o clínico nessa decisão.
Ao contrário do que normalmente escutamos por muito tempo, a medicina veterinária não se resume apenas àquele primeiro atendimento quando se leva o animalzinho no hospital/clínica. Nessa profissão existem muitas áreas e uma delas é a Patologia Clínica, que é tão importante quanto o atendimento realizado no seu pet.
Esse ramo da veterinária, explica Nicole, consiste em realizar exames, sejam eles de sangue, urina, fezes, entre outros. Nessa especialidade, os patologistas clínicos auxiliam no diagnóstico da doença e com os resultados é possível estipular um tratamento específico para o animal de acordo com as alterações apresentadas.
Além disso, conta, é possível acompanhar o tratamento analisando se está fazendo efeito ou se há necessidade de trocar as medicações até atingir a cura do paciente. Importante também ressaltar, detalha a veterinária, que os resultados servem para o clínico dizer quais as chances de melhora do seu pet.
Dentro do laboratório é possível analisar se o peludo está com verme, anemia, “doença do carrapato”, infecção, inflamação, diabetes e outros problemas hormonais, alergia, fungo, alterações em órgãos como fígado, rim, pâncreas, baço, vesícula urinária (bexiga), intestino e até mesmo câncer.
Mas o mais importante alerta a patologista é que o único profissional capaz de realizar esses exames são os patologistas.
Ou seja, sempre exija que os exames dos seus animais sejam realizados por profissionais especializados nessa área e não apenas máquinas.
Em uma comparação geral, “nossos médicos sempre nos aconselham a realizar exames periódicos para diagnóstico precoce de doenças e melhor tratamento das mesmas… por que não fazer isso pelos nossos companheiros de 4 patas?”
OLHO, SE PRECISAR
Ao contrário do que normalmente escutamos por muito tempo, a medicina veterinária não se resume apenas àquele primeiro atendimento quando se leva o animalzinho no hospital/clínica.
Nessa profissão existem muitas áreas e uma delas é a Patologia Clínica, que é tão importante quanto o atendimento realizado no seu pet.