Para quem já segue uma rotina de skincare, esse ativo é considerando íntimo e um verdadeiro astro na composição dos produtos.
E não é pra menos, afinal, ele proporciona benefícios desde o rejuvenescimento da pele, até o controle da oleosidade e redução da acne.
A dermatologista Vanessa Perusso desvendou tudo o que preciso saber sobre o ácido glicólico e como colocá-lo na rotina de autocuidado.
O que é o Ácido Glicólico?
A profissional explica que o ácido glicólico é um ativo poderoso utilizado nas formulações de produtos de skincare e devido à sua boa capacidade de tolerância e versatilidade, sendo aplicável em praticamente todos os tipos de tratamento, é considerado adequado para todos os tipos de pele.
Sua principal ação acontece na renovação celular da pele, por isso também é conhecido como um esfoliante químico, proporcionando melhora na textura da pele e potencializando a ação de demais ativos aplicados no dia a dia, diz Vanessa.
Para o que ele é indicado?
- A dermatologista alerta que a lista de benefícios é grande! Mas os pontos que ela destaca são:
- Rejuvenescimento da pele;
- Redução e prevenção as rugas e linhas de expressão;
- Controle da oleosidade e prevenção do surgimento de acne;
- Clareamento de manchas causadas pela acne, melasma ou pelo sol;
- Suavização, maciez e firmeza da pele;
- Limpeza profunda, evitando o entupimento dos poros.
Sua relação com a pele acneica
Para quem tem a pele caracterizada como acneica, o ácido glicólico é um grande aliado. Isso porque ele remove o excesso de células mortas que obstruem os poros, consequentemente diminui as chances de proliferação de bactérias causadoras da acne. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a vermelhidão causada pelas espinhas inflamadas, explica.
Como colocá-lo na rotina?
Aqui, Vanessa alerta:
Para obter o melhor resultado com ativo, é recomendado consultar um dermatologista antes de mais nada para que ele avalie todas as características da pele e dessa forma, indique o melhor produto com a concentração adequada do ácido glicólico.
Feito isso, a profissional explica que o composto pode ser usado no skincare da manhã ou da noite.
Se optar por usá-lo na parte da manhã, a primeira etapa é lavar o rosto com o sabonete facial de preferência, secar bem e aí sim vir com o ácido glicólico e finalizar com o protetor solar. Se aplicado à noite, a primeira etapa segue sendo a lavagem do rosto e em seguida o ácido. Claro que outros produtos podem e devem estar entre essas etapas, como o hidratante, finaliza.
OLHO, SE PRECISAR
Sua principal ação acontece na renovação celular da pele, por isso também é conhecido como um esfoliante químico, proporcionando melhora na textura da pele e potencializando a ação de demais ativos aplicados no dia a dia