Texto: Fernando Fray
Anualmente a empresa Pantone, amplamente conhecida pelo desenvolvimento de seu sistema de cores Pantone Matching System, é responsável por uma combinação que recebe o título de “Cor do Ano”. Em 2023 o Viva Magenta é o tom destaque da marca. Um vermelho profundo com toques de azul evoca sensações de prosperidade e respeito, representando o equilíbrio emocional.
Sua denominação recebe o nome da cidade italiana, Magenta, local onde foi descoberto o pigmento que leva tal coloração, por François-Emmanuel Verguin, no ano de 1858. Essa associação ao estado de equilíbrio se dá por conta da intensidade do vermelho, que é apaziguada pela sobriedade do azul. Por se tratar de uma tonalidade trabalhada harmonicamente, é comum sua associação com enfrentamento dos problemas do dia a dia.
Partindo para uma fundamentação proposta pela área da psicologia, o magenta está ligado a mudanças e transformações. Ele pode ser utilizado para auxiliar na mudança de humor, tal como acalmar o estresse ou amenizar frustrações.
A diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, afirma que “nesta era repleta de tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real. Pantone 18-1750 Viva Magenta descende da família dos tintos e foi criado inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo.” Ela ainda reforça a ideia de reconexão com a matéria e as forças da natureza, como uma espécie de proteção que auxilia no fortalecimento do nosso interior.
Depois de todo esse aprofundamento sobre o que está nas entrelinhas, você acredita que de fato a cor pode ter uma correlação com o agora? Sim. Com o restabelecimento da humanidade nessa flexibilização da quarentena e todas as medidas de proteção ocasionados por ela fez com que muitas marcas repensassem a mensagem a ser transmitida a partir de agora. A questão do recomeço, tanto pessoal quanto econômico, o qual o mundo caminha a passos curtos, requer esse espírito de solidariedade, tolerância, compaixão e criatividade. Já pelo lado criativo, é fundamental transmitir inovação mediante ao desenvolvimento acelerado da Tecnologia.
Diversas marcas adotaram o magenta em sua cartela de cores, tornando a experiência do espectador uma verdadeira imersão às propostas pré definidas. Alguns dos exemplos mais assertivos são das marcas, que deram vida a criações únicas que captam a identidade visual e simbólica da cor com maestria.
Desfile Anna October
Foto: Alex Mader/Courtesy of Anna October
Desfile Pillings
Foto: Courtesy of Pillings
Desfile Puppets and Puppets
Foto: Daniele Oberrauch/Gorunway.com