A primavera vem aí e suas cores são uma ótima oportunidade para inspirar a consumir alimentos mais coloridos e saudáveis.
A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica que as frutas da estação trazem uma diversidade de funções que ajudam o organismo e suas tonalidades estão muito relacionadas a esses benefícios.
As frutas de cores mais escuras, principalmente as avermelhadas e roxas, são muito ricas em antioxidantes, ajudam a reduzir os efeitos dos radicais livres no nosso corpo, e estão associadas à prevenção de doenças, sobretudo as cardiovasculares, ensina a nutricionista. Ela cita como exemplos o morango, a ameixa, a jabuticaba, o mirtilo, a melancia, as uvas roxas, as cerejas, as maçãs e a romã.
A especialista explica que as amareladas e alaranjadas, como a manga, o mamão e as laranjas, são fontes de betacaroteno, que auxilia na saúde da pele, e as de cor mais clara, como abacaxi, peras, melões e a polpa da jabuticaba e das maçãs, fornecem flavonoides, substância relacionada à prevenção de doenças crônicas.
Cada uma das frutas tem suas propriedades individuais e usar as cores para variar as opções consumidas é uma forma prática para diversificar e tornar a alimentação mais rica no dia a dia, observa Renata.
Características dos principais produtos da safra da estação:
Jabuticaba – combate estresse oxidativo
Limão siciliano, Tangerina murcott – ajudam na imunidade
Melão amarelo e Dino, melão Galia /Charentais – têm ação diurética
Mirtilo, Amora, Cereja, Morango – fontes de antioxidantes, auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares
Pêra Ercolini, Pêra Rocha, Pêra Williams, Pêra Conference – ajudam no bom funcionamento da saúde intestinal
Uva sem semente, Uva Niagara – previnem doenças do coração
Coco Verde – auxilia na hidratação e reposição de eletrólitos
Mamão Formosa / Papaia – ajudam no bom funcionamento intestinal
Pêssego, Ameixa vermelha – auxiliam a reduzir estresse oxidativo
Abacaxi – contribui para a boa digestão
Maçã Golden – previne doenças do coração
Manga Palmer – auxilia na saúde da pele
Melancia – ajuda na prevenção de câncer de próstata
Romã – contribui para reduzir processos inflamatórios
Renata lembra que as frutas podem ser consumidas in natura, como sobremesa ou entre as principais refeições. Também são usadas em salada, sucos, shakes, smoothies e para compor preparações com iogurtes e cereais.
A especialista alerta que se for consumida in natura e com a casca, é importante fazer a higienização, lavar com água corrente e deixar de molho por 15 minutos em solução de água com hipoclorito de sódio para eliminar possíveis bactérias.
Para armazenar, algumas frutas precisam obrigatoriamente permanecer na geladeira, outras não, mas, segundo a nutricionista, todas elas terão maior durabilidade se mantidas sob refrigeração.
Para quem busca praticidade e compra frutas descascadas ou picadas, vale lembrar que elas precisarão ser consumidas mais rapidamente. E só devemos comprar frutas já manipuladas em locais de boa procedência, que respeitem as regras de higiene, afirma.
A nutricionista ensina receitas com frutas da Primavera para deixar o cardápio mais colorido e saudável:
Overnight oats antioxidante

· 1 pote de 200g de iogurte natural
· 2 colheres de sopa de aveia
· 2 colheres de sopa de chia em grãos
· ½ xícara de chá de morangos picados
· ½ xícara de chá de mirtilos
· ½ xícara de chá de amoras picadas
Modo de preparo: Misture o iogurte com a aveia e a chia. Adicione 1/3 do iogurte em uma caneca grande. Em seguida, faça uma camada com os morangos picados. Adicione mais 1/3 do iogurte e em seguida as amoras. Finalize com o restante do iogurte, cobrindo com os mirtilos. Deixe na geladeira por pelo menos 6 horas antes de consumir.
Smoothie proteico

· 200ml de leite desnatado
· 2 colheres de sopa de leite em pó desnatado
· 1 colher de sopa de farinha de aveia
· 1/3 de xícara de chá de amoras congeladas
Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador ou mixer e consuma em seguida. Se desejar, adoce a gosto.