Desde 2018

⭐ Piracicaba, 22 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Oscar do café

Morro Grande Cafés Especiais

Perfetto Morro Grande conquista a maior pontuação na categoria Gourmet Melhores da Qualidade Abic 2020/2021

As boas notícias das comemorações dos 90 anos do Café Morro Grande não param. O cuidado em levar um café de qualidade às mesas de seus consumidores foi reconhecido pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) na premiação Melhores da Qualidade ABIC 2020/2021, o Oscar do Café. O Perfetto Café Morro Grande foi o vencedor (1º lugar) na categoria Gourmet Grão entre as empresas de médio porte.

O reconhecimento foi recebido com alegria pela direção do Café Morro Grande, que destacou, como diferencial dos Melhores da Qualidade, o fato da avaliação ser feita no produto final a partir de coletas realizadas diretamente nas prateleiras de supermercados, empórios ou padarias. As amostras são encaminhadas para laboratórios credenciados e avaliadas sensorialmente por especialistas.

Café Morro Grande Perfetto Expresso Gourmet Prêmio ABIC

Intenso, marcante e especial, com aroma lembrando frutado. Essas são algumas das características do Perfetto Espresso Morro Grande. Para apreciá-lo, o ideal é aproximar a xícara do rosto e respirar profundamente para sentir seu sabor característico, sorvendo uma pequena quantidade de bebida e mantendo-a na boca por alguns segundos. O corpo acentuado é traduzido numa agradável sensação de consistência. Após a degustação, o gosto prolongado (aftertaste) permanecerão por alguns minutos, lembrando a intensidade desta bebida finíssima.

E para brindar essa conquista, selecionamos mais informações sobre as características (e diferenças) entre o café gourmet, especial e tradicional.  Vamos lá:

Qual a diferença entre o café tradicional e o gourmet?

Além da espécie dos grãos, fatores como altitude da plantação e tempo de torra interferem na qualidade final da bebida – do aroma à doçura e acidez. Dezenas de detalhes ao longo do processo – região de cultivo, cuidados pós-colheita e torra – interferem na qualidade final e são responsáveis pelas características sensoriais como aroma, doçura e acidez.

O Café Tradicional é produzido em larga escala. Geralmente é composto por grãos da espécie Robusta ou um blend entre Robusta e Arábica. Normalmente tem uma torra bastante escura e uma moagem mais fina.

Café Gourmet é o termo da categoria de classificação de café torrado e moído criado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Feito apenas a partir da espécie Arábica, considerada mais nobre, o café Gourmet tem qualidade superior ao tradicional também por causa de especificidades nas etapas de produção – como uma torra mais lenta, preservando o açúcar natural do grão. Para receber o certificado de café gourmet, a safra deve receber uma pontuação mínima de 7,3 pontos.

Café Morro Grande Perfetto Expresso Gourmet

Como é a produção brasileira de café gourmet?

O Brasil é responsável por um terço da produção de café de todo o planeta. Isso faz do país o maior produtor de café do mundo. Contudo, o modo de produção e a forma como os grãos são colhidos influenciam diretamente na qualidade da bebida que chega às mesas dos consumidores brasileiros. Essa é uma das razões da diferença do café gourmet ou café especial ou ainda, café fino, como é mais conhecido.

A produção de café gourmet começou no início da década de 2000 e seu reconhecimento no Brasil se deu em 2004. As regiões que concentram a maior parte da produção nacional são Minas Gerais — especialmente a região sul do estado — e São Paulo. Porém, é na região baiana de Piatã que é produzido o melhor café gourmet do Brasil. A produção do café premium representa, hoje, 5% da produção total de café, e tem apresentado crescimento médio de 15% ao ano.

Para ser classificado como fino, o café precisa preservar e apresentar características do grão verde. Além disso, os grãos selecionados não podem apresentar imperfeições. Os grãos gourmet são constituídos de café 100% arábica, espécie cultivada em altitudes elevadas e que, por essa e outras razões, confere qualidades especiais à bebida produzida, como o aroma único, o sabor encorpado e o equilíbrio na acidez.

Como aproveitar melhor o sabor do café gourmet?

Os degustadores profissionais de café usam técnicas para aproveitar todo o sabor, corpo e aroma que a bebida oferece. A primeira delas é limpar o paladar com água fresca antes de ingerir o café. Essa prática ajuda a acentuar o sabor original da bebida.

Outro aspecto importante é a temperatura ideal para ingerir a bebida. Até mesmo o café tradicional atinge seu verdadeiro potencial em termos de sabor quando consumido na temperatura certa. Com o café gourmet acontece o mesmo. E por incrível que pareça, a temperatura adequada para a apreciação correta do café gourmet é de 35º.

Publicidade