Se engana quem pensa que, com a chegada da terceira idade, os mais experientes não conseguem aproveitar a vida da melhor forma. Apesar de alguns quadros de saúde serem comuns e naturais devido ao passar dos anos, o processo de envelhecimento pode ser mais leve e saudável com o auxílio dos alimentos corretos.
Segundo Renata Guirau, nutricionista, estudos recentes, publicados no PubMed em 2019 e 2022, trazem a nutrição como um dos pilares para a longevidade saudável, mostrando que uma rotina alimentar baseada no consumo frequente de alimentos frescos, com abundância de vegetais e baixa ingestão de opções ultraprocessadas (que levam diversos componentes químicos, como conservantes), diminui o risco de desenvolvimento de doenças e aumenta a qualidade de vida dos idosos.
Os problemas ósseos são os mais recorrentes com o passar do tempo.
Leite e derivados, vegetais verde escuros, sardinha, gergelim e feijões, por exemplo. Também é essencial a exposição solar diária recomendada, para garantir bons níveis de vitamina D.
Já para manter e fortalecer os músculos, a especialista destaca o consumo de fontes de proteína, como carnes, queijo, feijões e ovos.
Além disso, é fundamental aliar à prática de atividades físicas para potencializar essa prevenção ou melhora”, conta.
As carnes e ovos também são ótimos aliados na produção de colágeno – uma proteína que tem como função fortalecer, hidratar e promover elasticidade na pele.
A ingestão adequada de castanhas, amêndoas, abacate, azeite e peixes é excelente para regular os índices de colesterol, triglicerídeos e alterações na glicemia.
E, para a imunidade, a dica é o consumo de boas fontes de vitamina C, como laranja, limão, pêssego, morango, kiwi, acerola e maracujá.
Overnight de Pêssego (fonte de fibras, cálcio e vitamina C)
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de aveia em flocos
- ½ pêssego fatiado para decorar
- ½ pêssego picado
- Framboesas e folhas de hortelã para decorar
- 1 colher de sopa de chia
- 1 pote (170g) de iogurte natural
Modo de preparo
Faça a primeira camada com iogurte e semente de chia. Em seguida, coloque o pêssego picado e a aveia. Repita a sequência quantas vezes desejar. Decore com o pêssego fatiado, as framboesas e as folhas de hortelã. Prepare na noite anterior, para consumir no café da manhã do dia seguinte.
Quibe de Forno (fonte de proteína e vitamina B12)
Ingredientes
- 500g de carne moída
- 200g de trigo para quibe
- 1 pote (200g) de creme de ricota
- ½ talo de alho poró picado
- ½ cebola picada
- Sal, hortelã, páprica defumada e pimenta síria a gosto
Modo de preparo
Coloque o trigo para hidratar por 1 hora, escoe e retire o excesso de água. Misture com a carne moída, a hortelã e a cebola picada e coloque os temperos a gosto. Unte um refratário com azeite, coloque a metade da massa, distribua o creme de ricota e o alho poró picado e finalize com o restante da massa. Faça cortes superficiais na diagonal e regue com azeite. Leve para assar em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos.