O início de um novo ano inspira novos projetos e a adoção de hábitos saudáveis que podem ajudar a ter mais qualidade de vida e bem-estar. Neste contexto, o Café Morro Grande listou alguns benefícios para quem quer cumprir as metas de 2023.
Em primeiro lugar, antes de saber como o café pode ser um aliado em diversas situações, é importante considerar quais são os objetivos pessoais. Por isso, faça uma lista, anotando sonhos antigos ou novos, além daqueles que já fizeram parte de seus planos em algum momento da vida, mas que por algum motivo não foram alcançados.
Avalie quais são as dificuldades e razões de alguns projetos nunca saírem do papel ou falharem ao longo do seu desenvolvimento. Considere também os desafios. Essas informações serão valiosas para construção das metas para 2023 e estratégias para alcançá-las. Lembre-se que toda jornada começa com os primeiros passos e nada melhor do que ter um cafezinho como uma companhia neste trajeto.
A química e a cultura
O café é uma bebida que faz parte da cultura brasileira. Presente no desjejum, nos intervalos do trabalho ou na recepção de visitas, puro, com açúcar, leite, tem ao mesmo tempo efeito estimulante, anti-inflamatório e de alívio do estresse.
A bebida é composta por uma grande variedade de minerais, aminoácidos, lipídeos e ácidos graxos livres, além de açúcares, vitamina do complexo B, niacina e ácidos clorogênicos. Com diversas associações positivas feitas ao longo da nossa vida, o café traz conforto e a sensação de familiaridade. Mesmo pessoas que não consomem a bebida, costumam afirmar que gostam de sentir o cheiro de um café passado na hora.
Mas atenção, de acordo com a FDA (Food and Drug Administration), são recomendadas ao um adulto até 400 mg diárias da bebida – o que equivale a 4 ou 5 xícaras. Assim, é possível usufruir dos diversos benefícios do café para os seus mais diferentes projetos.
Mais foco nos estudos e no trabalho
A sensibilidade à cafeína depende da genética de cada um. Estudos indicam que a substância é um psicoestimulante que pode melhorar a atenção, a concentração e a memória.
Os efeitos são calculáveis. A adenosina é um neurotransmissor que se acumula no cérebro ao longo do dia e que vai nos deixando com sono. A cafeína é capaz de bloquear esses efeitos. É é estimulante para realizar mais atividades cognitivas, como é o caso de estudar e trabalhar.
A cafeína ainda dá liberdade à dopamina e glutamina, o que aumenta o foco e, consequentemente, resulta em uma compreensão dos conteúdos.
Mas atenção, respeite seus horários de descanso para que a produtividade realmente seja melhor.
Uma boa dica para quem tem tempo de repousar a tarde é tomar uma xícara de café e deitar-se por 20 minutos. Use um despertador para não dormir por mais tempo. Os efeitos da cafeína estarão no auge após esse período.
Bem-estar
Com a liberação de beta-endorfinas, o café também melhora o humor e a sensação de bem-estar. O consumo do café passa também pelo comportamento, visto que integra um conjunto de costumes, hábitos e cultura. Ou seja, não é relevante apenas pela questão neuroquímica, mas também devido ao emocional que a bebida exerce, contribuindo com afetos positivos no dia a dia.
Em muitas ocasiões, o café é a melhor desculpa para fazer uma pausa e descansar; ou uma ótima forma de convidar amigos para uma conversa.
Quanto aos efeitos benéficos para a saúde, que também afetam o bem-estar, o café contribui para:
- Broncodilatação e redução da fadiga dos músculos respiratórios
- Estimulação do intestino grosso a promoção dos movimentos gástricos
- Redução dos sintomas da depressão e do estresse
- Capacidade anti-inflamatória
Retardar o envelhecimento
O uso da cafeína está cada vez mais difundido na indústria dos cosméticos para redução de medidas e lifting antienvelhecimento. Desde que consumido com moderação, o café tem sido relacionado a ações antioxidantes e anti-inflamatórias no corpo. Substâncias antioxidantes combatem os radicais livres, prevenindo tanto doenças quanto o envelhecimento precoce das células.
Ajuda a reduzir as chances de doenças crônicas
Quando se trata dos efeitos do café, é inegável a ação da cafeína no sistema nervoso central. Entretanto, vários estudos apontam um menor índice de diversas doenças entre quem consome a bebida.
A atuação benéfica do café está presente no coração, sistema músculo esquelético e adipócitos. Até mesmo a mortalidade por algumas doenças é reduzida.
Entre as problemas de saúde que já foram pesquisados, com um bom índice de redução de casos e prevenção, estão:
- Carcinoma basocelular
- Esclerose múltipla
- Acidente vascular cerebral (AVC)
- Cálculo renal
- Alzheimer
Mais energia nas atividades físicas
A prática de atividades físicas por si só é muito benéfica para o corpo e a mente. Mas se ainda está difícil encontrar energia para adquirir esse hábito, o cafezinho pode ajudar.
Além do efeito de redução da fadiga, devido à cafeína, os ácidos graxos do café ajudam na performance e o potássio diminui a possibilidade de câimbras, bem como auxilia no controle da pressão arterial.
Uma xícara de café antes do treino já é suficiente para melhorar o desempenho na realização das atividades. Não se esqueça também de manter uma alimentação equilibrada e beber muita água.