Nutricionista explica os benefícios de consumir alimentos da estação
A primavera chega dia 21 de setembro, e com ela, uma variedade de frutas que têm mais sabor e valor nutricional por serem típicas da época. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que entre os nutrientes desses alimentos da estação, estão as vitaminas A, C e E, que atuam como antioxidantes, e as do complexo B, que dão energia para o corpo. “Consumir alimentos em sua safra significa ter frutas mais saborosas, com as propriedades concentradas e mais fáceis de serem encontradas”, afirma.
A nutricionista explica os benefícios de algumas frutas da estação.
Kiwi: alta concentração de vitamina C, antioxidantes e fibras. Auxilia na função intestinal. A versão gold, que tem a polpa amarela, é mais adocicada do que o kiwi da polpa verde e possui mais vitamina C.
Mamão: rico em fibras, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e fósforo. Tem importante função no equilíbrio do sistema intestinal. Além disso, é rico em betacaroteno, nutriente que pode ajudar a estimular e manter o bronzeado natural ao mesmo tempo que protege a pele dos danos causados pela exposição solar.
Abacaxi: fonte de vitaminas A, C e do complexo B, manganês, magnésio e potássio, ajuda o bom funcionamento do sistema digestivo por ter uma enzima chamada bromelina, que auxilia na quebra de proteínas.
Melancia: fonte de vitaminas A, C e complexo B, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro, é rica em água, auxilia na hidratação e combate o inchaço, por ter ação diurética. Além disso, a fruta possui um nutriente chamado citrulina, presente em sua parte branca, que atua como um vasodilatador e ajuda, inclusive, na função sexual. Como essa parte não é doce, o ideal é consumir em forma de suco junto com a polpa vermelha.
Amora: rica em vitaminas K e E, potente antioxidante, e cálcio. Versátil, pode ser consumida in natura, em chás, utilizando a folha, sucos, geleias ou em preparações como panquecas.
Melão: uma das frutas mais refrescantes, é rico em água, potássio, magnésio, cálcio e vitamina K. Também possui uma fibra chamada pectina que auxilia no processo digestivo.
Por causa do calor da estação, é indicado armazenar as frutas na geladeira para garantir um tempo maior de duração e preservação dos nutrientes.
“Guarde-as higienizadas, mas sem descascar ou picar, e só corte no momento do consumo, pois alguns nutrientes são voláteis, como a vitamina C, que em contato com o oxigênio do ar, tem uma perda”, explica Thamires.
A especialista ensina 6 receitas refrescantes com as frutas da estação.
Frozen de amora
- · 200g de amoras congeladas
- · 1 copo de iogurte grego desnatado sem açúcar de 150g
- · 1 colher de sopa de mel
Modo de preparo:
Leve o iogurte ao freezer por alguns minutos para ficar mais consistente e depois bata todos os ingredientes no processador.
Bolo de abacaxi sem farinha
- · 3 ovos
- · 1 abacaxi
- · 160g de farelo de aveia
- · 40ml de óleo de coco
- · 6 colheres de sopa de açúcar demerara
- · 50ml de água
- · 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo:
Corte o abacaxi em rodelas o suficiente para forrar o fundo de uma assadeira. Reserve o restante. Coloque três colheres de açúcar em uma panela para caramelizar e, quando estiver derretido, junte a água, adicione as rodelas de abacaxi e deixe cozinhar. Bata bem os ovos e duas rodelas de abacaxi no liquidificador e, em seguida, junte o restante dos ingredientes e bata até formar uma massa homogênea. Pique uma rodela da fruta em pedaços pequenos, jogue na massa, acrescente o fermento e mexa com uma colher. Unte a assadeira com um pouco de óleo de coco, polvilhe açúcar cobrindo o fundo todo da assadeira e, em seguida, espalhe a mistura do caramelo com o abacaxi. Despeje a massa e leve ao forno preaquecido até dourar. Retire do forno, aguarde três minutos e, com a ajuda de um prato ou outro objeto do tamanho da sua forma, retire a mistura da forma de maneira que o bolo fique com a cobertura toda para cima. E é só servir.
Pudim de chia e kiwi
- · 1 vidro de leite de coco de 200 ml
- · 2 colheres de sopa de mel
- · 3 colheres de sopa de chia
- · 2 kiwis
- · 2 colheres de sopa de aveia
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque o leite de coco, o mel, a chia e a aveia. Misture bem e leve à geladeira por 24 horas. Passado o tempo, intercale camadas de pudim com rodelas de kiwi. Depois, é só servir.
Creme de papaia proteico
- · 1 mamão papaia picado congelado
- · 150ml de leite desnatado
- · 1 medida de whey sabor baunilha
Modo de preparo:
Bata o mamão congelado com o leite em um mixer ou liquidificador. Sirva em taças com a geleia de frutas por cima.
Salada de parma e melão
Para a salada
- · Alface crespa a gosto
- · Alface americana a gosto
- · Rúcula a gosto
- · Melão a gosto
- · Tomate a gosto
- · Presunto de Parma a gosto
- · Ricota a gosto
Para o molho
- · 3 colheres de sopa de suco de laranja
- · 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
- · 1 colher de sopa de mel
- · 1 colher de sopa de mostarda
- · Pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo:
Monte a salada do jeito que preferir e finalize com o molho.
Doce de casca de melancia
- · 2 xícaras de chá de casca de melancia
- · 1 e ½ xícara de chá de açúcar
- · 1/4 de xícara de chá de água
- · 6 unidades de cravo-da-Índia
Modo de preparo:
Retire a casca verde da melancia para utilizar apenas a polpa branca. Corte em cubos e reserve. Faça uma calda com o açúcar, a água e os cravos. Acrescente a casca da melancia e deixe cozinhar até apurar. Dica: Com a polpa vermelha da melancia, faça um suco refrescante!