Desde 2018

⭐ Piracicaba, 1 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Caqui combate o estresse e faz bem para o coração

Orange persimmon smoothie with granola  and fruits. Selective focus. Copy space

Nutricionista explica os benefícios da fruta e ensina receitas diferentes para o dia a dia

Excelente fonte de vitaminas, como A, B1, B2, B12, C e E, e minerais, como ferro, fósforo, cálcio e magnésio, o caqui tem nutrientes fundamentais para a saúde que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, combater o estresse e regular a pressão arterial. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que consumir caqui regularmente pode ajudar a manter a saúde do coração.

“A fruta é rica em betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres, previne o desenvolvimento de acúmulo de placas de gorduras nas artérias e reduz o colesterol ruim (LDL), todos fatores de risco para o surgimento das doenças cardiovasculares. Possui ainda licopeno, um fitoquímico importante para a defesa do organismo, e, por conter fibras, contribui para o bom funcionamento do intestino”, afirma a especialista.

A forma mais comum de consumo da fruta é in natura, mas também pode ser consumida como suco.

“Nesse caso, a ingestão deve ser feita imediatamente após o preparo, do contrário, o sabor é alterado e perde-se parte das vitaminas”, alerta Thamires. A fruta também pode ser usada no preparo de pratos variados.

A safra do caqui é entre os meses de março e maio, quando sua oferta aumenta.

“Uma alternativa para consumi-lo durante o resto do ano é a forma desidratada”, indica a nutricionista.

Na hora da compra, é importante observar as condições da fruta.

“Deve estar livre de rachaduras, firme e com a coloração uniforme”, ensina a especialista.

Caso o caqui esteja maduro, a recomendação é guardá-lo na geladeira entre três e cinco dias, no máximo. A conservação também pode ser feita em local fresco, desde que o consumo seja rápido. Se ainda estiver verde, deve ser mantido fora da geladeira para amadurecer.

Existem quatro principais tipos mais consumidos:

  • Caqui Rama Forte: Coloração vermelha, polpa de consistência mole e gelatinosa
  • Caqui Taubaté: Coloração vermelha, polpa de consistência mole
  • Caqui Giombo (tipo chocolate): Alaranjado, de consistência firme e crocante
  • Caqui Fuyu: Alaranjado e de consistência firme

Thamires ensina receitas:

Torta de caqui com creme de limão

Ingredientes

Para a massa

  • 1½ xícara de chá de farinha de trigo
  • 100g de manteiga gelada em cubos
  • ⅓ de xícara de chá de açúcar
  •  1 ovo
  • 1 gema
  • ½ colher de chá de fermento em pó

 Modo de preparo

Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Junte o ovo, a gema e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar. Enquanto isso, prepare o creme de limão.

Creme de limão

Ingredientes

  • 8 gemas
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • caldo de 3 limões
  • 100g de manteiga gelada em cubos
  • ½ colher de chá de extrato de baunilha
  • ⅔ de xícara de chá de creme de leite fresco

Modo de preparo

Em uma panela pequena, passe as gemas por uma peneira. Junte o caldo de limão, o açúcar e o extrato de baunilha. Misture bem com um batedor de arame até ficar liso. Leve a panela ao fogo baixo e, com uma espátula, de preferência de silicone, mexa por cerca de 10 minutos até engrossar levemente – passe a espátula por todo o fundo e laterais da panela para o creme não grudar. Desligue o fogo.

Em uma tigela, passe o creme por uma peneira para eliminar os gruminhos de gema cozida. Com o creme ainda quente, acrescente os cubos de manteiga gelada aos poucos, e mexa vigorosamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar – o resultado é um creme liso e brilhante. Cubra com filme encostando no creme e deixe esfriar na geladeira por cerca de 15 minutos.

Assim que o creme de limão estiver frio, adicione aos poucos o creme de leite e mexa bem com o batedor de arame para incorporar. Cubra com filme e volte o creme para a geladeira por pelo menos 20 minutos para firmar.

Enquanto isso, aproveite para assar a massa e preparar os ingredientes da montagem.

Montagem

  • 4 caquis do tipo Fuyu
  • ½ colher de chá de manteiga
  • açúcar a gosto
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • papel-manteiga e grãos de feijão cru para assar a massa

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe um refratário redondo e retire a massa da geladeira. Polvilhe a bancada com farinha de trigo. Coloque a massa sobre a bancada e polvilhe farinha sobre a massa. Com o rolo de macarrão, abra a massa até formar um círculo maior que o diâmetro do refratário – polvilhe farinha durante o processo para evitar que a massa grude na bancada ou no rolo.

Enrole a massa sobre o rolo e transfira para o refratário. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir o fundo e lateral do refratário. Passe o rolo sobre a borda para cortar o excesso de massa.

Corte um círculo de papel manteiga um pouco maior que o refratário, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru (eles servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar). Leve ao forno e deixe assar por cerca de 25 minutos até dourar.

Assim que a base da torta estiver assada, retire o refratário do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente. Enquanto isso, lave, seque e fatie os caquis em meias-luas.

Para dourar as fatias: leve ao fogo médio uma frigideira de preferência antiaderente. Quando aquecer, acrescente a manteiga e deixe derreter. Polvilhe um pouco de açúcar sobre as fatias de caqui e coloque quantas couberem na frigideira, uma ao lado da outra, com o lado do açúcar voltado para baixo. Deixe por cerca de 1 minuto até dourar. Polvilhe com mais um pouco de açúcar e vire com uma pinça para dourar o outro lado por igual. Transfira as fatias douradas para uma travessa e repita com o restante.

Assim que a base da torta estiver fria, retire o papel manteiga com os grãos de feijão. Com uma colher, espalhe o recheio de limão sobre todo o fundo da massa assada. Disponha as fatias de caqui, espetando o lado cortado no creme, uma ao lado da outra por toda a circunferência. Complete toda a torta, formando camadas em direção ao centro como uma flor. Sirva a seguir ou reserve na geladeira por até 4 horas.

 

Caquis assados com laranja e mel

Ingredientes
  • 4 caquis
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 5 laranjas
  • 1 fio de azeite de oliva

 Modo de preparo

Pegue um refratário médio para acomodar as 8 metades dos caquis numa só camada, regue o fundo com um pouco de azeite. Numa tigelinha misture o mel e o suco de laranja. Corte os caquis ao meio sem descascar, passe cada metade de caqui na mistura de mel e laranja e coloque no refratário com o lado cortado para cima. Guarde o restinho de calda para pincelar os caquis na metade do tempo do forno.  Regue os caquis com um fio de azeite e leve ao forno. Depois de 15 minutos, pincele os caquis com a caldinha e continue assando por mais uns 15 minutos, até conseguir caquis macios e começando a dourar. O tempo de forno pode ser um pouco menor, dependendo do tamanho e do tipo do caqui. Eles são gostosos ainda quentes ou mornos.

 

Creme de caqui

Ingredientes
  • 6 caquis médios e maduros, sem pele e sem sementes.
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • Suco de 2 laranjas
  • 2 cravos-da-Índia
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • Raspas de 1 limão

 Modo de preparo

Em uma panela, coloque 6 caquis médios e maduros, sem pele e sem sementes, o açúcar, suco de 2 laranjas, cravos-da-Índia, e leve ao fogo para ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, espere esfriar e retire os cravos. Transfira a mistura da panela para um liquidificador, adicione o creme de leite, o suco de limão, raspas de limão e bata até obter uma mistura homogênea. Distribua a mistura em taças e leve à geladeira para esfriar. Sirva em seguida.

Publicidade