Agosto é o mês dedicado aos pais, exemplos de vida e de garra. Celebrar a data perto de quem a gente ama é mais do que oportuno. Para ajudar neste momento especial, o Café Morro Grande traz como sugestão de presente a prensa francesa, um equipamento fácil de achar, com preço acessível e que ainda vai permitir fazer um café superespecial para o seu pai.
A prensa francesa é uma cafeteira que está se popularizando muito entre os admiradores de café. Assim como a cafeteira italiana (Moka), está cada dia mais fácil de ser adquirida em sites de venda on-line, grandes redes de lojas e hipermercados. Com o equipamento é possível saborear um café de maneira bastante diferente do tradicional do Brasil – o coado em filtro metálico.
Diferentemente do filtro de papel ou de tecido, a prensa francesa utiliza um filtro metálico lavável. É chamada por muitos de cafeteira eco-friendly. O café é feito por infusão (como chás) é o resultado costuma ser uma bebida mais clara, com maior oleosidade, suculência e sabor adocicado. Os preços variam de R$ 40 a mais de R$ 200. Para fazer o café na prensa francesa, o ideal é usar grãos moídos na hora, com moagem média. Também é bom escaldar o recipiente (copo) da cafeteira para que o café não esfrie rapidamente.
Modo de preparo
Primeiro, coloque o café moído no copo da cafeteira, acrescente a água quente (1 porção de café para 12 de água) e deixe em infusão por 4 minutos. Nesta fase, é possível mexer o café com colher e tirar a espumar, se preferir. Tampe a cafeteira sem mexer na haste do filtro e aguarde o tempo de infusão. Passado esse período, aperte o êmbolo para baixo de maneira suave, de modo que o filtro comece a separar o pó da bebida. Você pode servir direto na xícara ou armazenar o café em outro recipiente. Vale ressaltar que, se o café continuar na prensa francesa, a extração continuará em processo. Deste modo, os sabores podem ser diferentes a cada rodada.
Origem da Prensa Francesa
A ideia de extração do café por infusão acredita-se que tenha surgido a partir da tradição de algumas culturas em ferver o pó do café. A suposição dos pesquisadores da área é que uma pessoa tenha esquecido de colocar o pó quando a água ferveu e por isso tentou o processo de infusão.
O que se tem de fato sobre a primeira prensa francesa (Cafetière) é que ela foi patenteada pelos franceses Mayer e Delforge em 1852. Todavia, ainda tinha um problema de não filtrar muito bem o pó. Desde então, muitos e muitos inventores aperfeiçoaram o método, entre eles Calimani, Cassol e Bondanini. É difícil garantir que nenhum resíduo do pó vá parar na xícara. Mas o resultado encorpado da bebida costuma agradar aos coffeelovers.