Nada melhor do que um café para animar o dia a dia, não é mesmo?! E se for em um espaço estiloso, fica perfeito. O Café Morro Grande selecionou algumas inspirações de cantinho do café para sua casa, ambiente de trabalho ou espaço gourmet. Seja com cafeteira, máquina de café ou garrafa térmica, este cantinho feito com carinho pode oferecer ótimas sensações.
Assim como existe café para todos os paladares, também é possível montar um cantinho personalizado, de acordo com o estilo e gosto de cada pessoa. Para quem prefere café em cápsulas ou expresso, é interessante investir em uma máquina para ser o centro das atenções. Para o time dos apaixonados por coados, existem cafeteiras elétricas, coadores e filtros dos mais diversos, além de muitos utensílios.
Tudo depende do local disponível e do orçamento. Para iniciar, portanto, escolha o lugar para ser o cantinho do café. Na maioria das vezes, o cantinho do café é organizado na sala de estar, sala de jantar ou na cozinha, os três ambientes sociais da casa.
Não é preciso se preocupar com o tamanho. Um cantinho do café pequeno e simples pode ser muito acolhedor e decorativo. Para quem tem pouco espaço vale, inclusive, montar na bancada da cozinha ou em um aparador. Outra solução é apostar em um modelo suspenso, feito com prateleiras e nichos. Há ainda a possibilidade de usar corredores ou intersecções entre ambientes da casa – desde que haja espaço para a circulação.
Já para aqueles com espaço sobrando, que tal instalar o cantinho do café em uma parede inteira ou em um pedaço dela? Uma pintura ou papel de parede podem servir como delimitador do ambiente, que pode ainda conter estante, aparador, prateleira, armário, mesinha com cadeiras e o que mais couber.
Outro passo é escolher quais os itens integrarão o cantinho do café. Vale destacar que um dos pontos positivos desse ambiente é a praticidade. Importante deixar tudo à mão, de maneira organizada.
Na lista estão itens básicos estão conjuntos de louça, cestos, caixas, bandejas, moedor, latas e potes de biscoito, ervas ou especiarias, bem como itens decorativos. É o caso de placas, quadros, luminárias, livros de culinária ou literatura, plantas ornamentais ou chás, toalhas, pintura de parede, entre outros.
O essencial desta lista deve conter máquina de café, cafeteira ou garrafa térmica; conjunto de xícaras (com ou sem pires); suporte para cápsulas (caso tenha tenha uma máquina desse tipo) ou pote para os grãos/pó; açucareiro e pote com adoçante; colheres de café e mexedores; guardanapos.
Existem muitos tipos de cafeteira no mercado. As mais conhecidas são do tipo:
- Elétrica
- Italiana
- Aeropress
- Pressca
- Prensa Francesa
- Expresso
- Expresso em cápsula
- Turca
- Coador
- Chemex
- Clever Dripper
- Kalita Wave
- Aram
Quanto às garrafas térmicas, a variedade também é imensa no que diz respeito às cores e tamanhos.
Cada uma delas extrai dos grãos ou do pó um sabor característico – mais ou menos intenso, com uma quantidade maior ou menor de óleos essenciais. A escolha da estrela do cantinho do café depende da preferência da casa.
No seu estilo
Além dos itens que são essenciais para um cantinho do café, outra preocupação comum é tornar o ambiente bonito e parte da decoração da casa. Sobre isso, vale lembrar: não existe fórmula pronta. O ambiente criado para apreciar o café pode ter um estilo mais clean, branco, monocromático, com elementos básicos e sem detalhes; rústico, com elementos de madeira, latas, caixotes, louça antiga, peças artesanais; romântico, com cores suaves e pastéis, louça com muitos detalhes, ornamentos florais, detalhes dourados e rosé; moderno, com cores sóbrias, design geométrico e itens tecnológicos; geek, com referências aos personagens da cultura pop, quadrinhos e cinema; e retrô, com cores vibrantes, elementos vintage que lembrem as décadas de 1950, 60 e 70.