Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Café Morro Grande traz dicas de estética e saúde para o Dia Internacional da Mulher

Café Morro Grande - Dicas Dia Internacional da Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no dia 8 de março, o Café Morro Grande reuniu informações sobre os benefícios da bebida na saúde da mulher e dicas estéticas especiais

Os benefícios do café para a saúde da mulher vão muito além do simples prazer da degustação. A bebida auxilia na saúde feminina por conter uma alta quantidade de antioxidantes que podem colaborar para a prevenção de várias doenças. Pode também contribuir com o retardamento do envelhecimento e outras questões estéticas. Ou seja, é um grande aliado das mulheres.

O Café Morro Grande listou alguns benefícios entre os inúmeros que a bebida possui para a saúde feminina. Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, nesta edição do Piracicaba Hoje, o Café Morro Grande aproveita a oportunidade para desejar muita força às mulheres, para que continuem lutando por seus direitos e sonhos, sempre brindando as conquistas com uma saborosa xícara de café.

Vamos aos benefícios à saúde da mulher!

1. Coração protegido e saudável

O consumo regular de café auxilia no fortalecimento do coração. Segundo pesquisas, ao beber café regularmente, as chances de desenvolver uma doença cardíaca diminui 21%. Isso acontece porque a bebida é rica em substâncias anti-inflamatórias, capazes de prevenir dilatações das placas de gordura nas artérias e, consequentemente, diminuir o risco de entupimento dos vasos, de quadros de acidente vascular cerebral e infartos. De acordo com o Ministério da Saúde, entre as brasileiras, uma em cada cinco mulheres adultas está em risco de desenvolver doenças cardiovasculares. O infarto em mulheres é mais fatal do que entre os homens. No mundo, as doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes entre as mulheres, com oito milhões de mortes por ano.

2. Mais resistência ao câncer

Por ser uma grande fonte de antioxidantes, o café é também um excelente aliado na prevenção de alguns cânceres, protegendo além do coração, outras partes do corpo como o útero. Com o consumo da bebida, o risco de desenvolver o câncer de útero diminui cerca de 7%. Isso porque um dos elementos presentes na composição do café é o ácido clorogênico, substância associada à prevenção de uma série de doenças, especialmente o desenvolvimento de tumores mais comuns em mulheres, como no endométrio, útero e ovários. O café também diminui o risco de câncer de mama alterando o metabolismo de alguns hormônios femininos, evitando que os estrógenos negativos se desenvolvam. Especialistas da Karolinska Institute, de Estocolmo, divulgaram que mulheres que bebem café tem 57% menos de chances de desenvolver o câncer de mama.

3. Amigo da boa forma

A bebida também é uma ótima parceira na conquista da boa forma. De acordo com o PhD David Levitsky, da Cornell University (EUA), a cafeína age no estômago e no duodeno fazendo com que a digestão seja mais lenta e o metabolismo mais acelerado, assim engorda-se menos com a mesma refeição.  O café tem pouquíssimas calorias e, como eleva a taxa metabólica em 11%, ainda ajuda a queimar umas gordurinhas extras. Outro ponto positivo é que depois de tomar um cafezinho, é liberada mais adrenalina na corrente sanguínea, aumentando a disposição para a prática de atividades físicas.

4. Mais energia

Devido ao seu principal princípio psicoativo, a cafeína, o café melhora o estado de alerta, proporciona mais energia, diminui a sonolência e a sensação de cansaço. No caso das mulheres, que são multitarefas, o café é um ótimo aliado ao oferecer energia extra para a correria do dia a dia de mulheres profissionais, mulheres mães, mulheres empreendedoras, mulheres esposas, mulheres filhas, mulheres amigas e assim por diante.

5. Estimula a memória

A cafeína também fortalece alguns tipos de memória por até 24 horas após seu consumo, como mostrou um estudo publicado no periódico Nature Neuroscience. A pesquisa foi realizada com 44 pessoas e comandada por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA). Foi comprovado que o cérebro apresentou um nível mais profundo de retenção de memória em pessoas que consumiram mais cafeína. No caso das mulheres com mais de 65 anos, os ganhos são expressivos. Segundo pesquisa divulgada pela revista Neurology, três xícaras de café por dia diminuem a perda da memória entre mulheres com mais de 65 anos. Conforme o estudo, quanto mais café as mulheres mais velhas tomam, melhor se lembram das coisas, e quanto mais idade têm, uma boa xícara da bebida melhor faz à saúde. Os pesquisadores concluíram que as mulheres que tomavam pelo menos três xícaras por dia perderam menos vocabulário e, em menor medida, memória visual, que as que se bebiam uma xícara ou menos. Esses benefícios foram maiores para as mulheres que passavam dos 80 anos.

6. Combate a depressão

Há diversos estudos que relacionam o consumo do café com a diminuição dos sintomas da depressão. Já foi comprovado que doses moderadas de cafeína alteram positivamente o humor e aumentam a disposição devido a seu efeito estimulante. Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA) mostrou que as mulheres que bebiam de duas a três xícaras de café por dia diminuíram em até 15% o risco de depressão. Ao todo, foram analisadas 50 mil mulheres.  De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, as mulheres apresentam maior proporção de depressão do que os homens. O índice de mulheres com depressão é duas vezes maior do que em homens. Estudos apontam que o risco de depressão é entre 10% e 25% para mulheres. Enquanto isso, entre os homens, o índice fica entre 5% a 12%.  Uma soma de fatores sociais e também biológicos explica esses números, que vão de questões hormonais até a dupla jornada de trabalho para conciliar carreira e tarefas domésticas.

7. Protege contra danos causados pelo sol

Outro benefício comprovado do café é em relação aos efeitos nocivos do sol. Quanto maior o consumo de cafeína, menores as chances de desenvolver o carcinoma basocelular, um tipo de câncer de pele. A Escola de Medicina da Harvard (EUA) avaliou os dados de mais de 110 mil participantes, sendo que cerca de 22 mil desenvolveram carcinoma basocelular durante 20 anos de acompanhamento. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que a cafeína pode bloquear o desenvolvimento de tumores na pele. Segundo informações do hospital americano Brigham and Women’s, o consumo de café ajuda na redução do câncer de pele de até 20%. Entretanto, o uso do protetor solar continua sendo imprescindível.


Receitinhas estéticas

E tem mais: você sabia que o cafezinho de todos os dias também tem propriedades cosméticas e dermatológicas? E isso vale para todos os tipos de cafés. Hoje os principais componentes utilizados nos produtos cosméticos como cremes faciais e corporais de café são o óleo do grão verde e o óleo da borra do café. Esses componentes possuem polifenóis, triacilgliceróis, esteróis, tocoferóis e outras composições que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes.

Uma das últimas tendências tem sido o uso de café no rosto e os benefícios são compensadores. As receitas estéticas utilizam a borra de café, aquela que é jogada fora depois de passar um café fresquinho.

O principal destaque é a função clareadora da borra de café. É possível utilizar a borra acrescida de óleos naturais como o óleo de amêndoas, provocando uma leve esfoliação e removendo as células mortas. Óleo de girassol também é uma excelente opção.

A borra de café clareia a pele por conta da cafeína. Depois que coado, o café apresente uma grande quantidade de cafeína, que atua como poderosa fonte de rejuvenescimento, além de atuar na regeneração celular. Tanto é verdade que muitos cosméticos que promovem o tratamento da pele já estão utilizando a cafeína ou o extrato de café verde.

De acordo com a dermatologista Renata Marques o café tem uma alta concentração de flavonóides, compostos bioativos que protegem a derme do efeito dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento fora de hora. Para o uso, a especialista indica apostar em máscaras faciais. As feitas com as borras ajudam a aliviar as olheiras, a diminuir as bolsas sob os olhos e ainda suaviza manchas. A indicação é usar a borra de café para clarear a pele, ao menos, duas vezes por semana. Depois de aplicar a borra no rosto, a recomendação é utilizar sempre um bom hidratante.

Receita esfoliante

Café Morro Grande - Dicas Dia Internacional da Mulher

Ingredientes
  • Sabonete neutro específico para o seu tipo de pele
  • ½ xícara de borra de café (200g)
  • 3 colheres de sopa de mel bem cheias
Modo de preparo

Lave o rosto com o sabonete neutro para deixar a pele preparada. Com o rosto limpo, misture os ingredientes num recipiente até obter uma mistura homogênea. Aplique a mistura no rosto, sempre fazendo movimentos circulares. Para facilitar esse processo, utilize um pincel de maquiagem, se preferir. Deixe que a máscara descanse no rosto por 10 minutos e então, enxágue com água em temperatura ambiente. Aplique um creme para garantir os efeitos da hidratação. Utilize um creme indicado para o seu tipo de pele.


Máscara de café para espinhas

Café Morro Grande - Dicas Dia Internacional da Mulher

Ingredientes
  • 2 colheres de sopa de leite integral
  • 2 colheres de sopa de borra de café
  • Recipiente de plástico
  • Pincel para aplicar a máscara na pele
Modo de preparo

Com o auxílio de uma colher, mexa até obter uma mistura homogênea. Tome cuidado: a mistura não pode ficar líquida demais para não perder o ponto de máscara. Com a ajuda do pincel, aplique no rosto. Lembre-se se lavar o rosto antes de aplicar a máscara para potencializar os efeitos. É interessante passar perto dos olhos porque a máscara possui efeito clareador, ajudando a deixar as olheiras mais claras, mas cuidado redobrado e atenção para não deixar cair dentro dos olhos. Depois que terminar a aplicação, deixe a máscara de café caseira agir por 20 minutos. Retira com água morna ou em temperatura ambiente. Aplique um creme para garantir os efeitos da hidratação. Utilize um creme indicado para o seu tipo de pele.

Publicidade