Desde 2018

⭐ Piracicaba, 28 de maio de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Startup da Califórnia recém-chegada ao Brasil inaugura nova era de diagnósticos oftalmológicos em bebês

Teste-do-olhinho-gama-df-cbo-oftalmologia-1024x496

A Baby Vision Care é pioneira no Brasil ao oferecer o Teste do Olhinho Ampliado, que detecta mais de 50 doenças oculares em recém-nascidos

De acordo com um estudo realizado por especialistas em oftalmologia da Universidade de Stanford com uma amostra de mais de 330.000 bebês, aproximadamente 5,5% dos recém-nascidos apresentam alguma anormalidade ocular que necessita de acompanhamento médico ou tratamento. A pesquisa foi realizada e os dados foram coletados por meio do Teste do Olhinho Ampliado, uma tecnologia avançada desenvolvida internacionalmente. Tal exame corresponde a uma versão mais moderna e completa do Teste do Reflexo Vermelho, tradicionalmente realizado em hospitais e consultórios, e começou a ser implementado no Brasil pela Baby Vision Care, empresa fundada por especialistas da Universidade de Stanford que iniciou sua atuação no país em 2025.

O Teste do Reflexo Vermelho, também conhecido como teste do olhinho tradicional, é um exame simples feito com um aparelho que projeta uma luz nos olhos do bebê para observar o reflexo avermelhado da retina. Se o reflexo é branco ou opaco, é identificado anormalidade na visão. É rápido, geralmente realizado por pediatras na maternidade, e pode identificar alterações como catarata congênita ou retinoblastoma em estágios mais avançados. No entanto, tem limitações: examina uma parcela pequena da retina – apenas 6,5%, fazendo com que diversas condições passem despercebidas e podendo indicar falsos negativos – não documenta imagens e não indica qual a anormalidade indicada. Apesar de ser um processo tradicional e muito utilizado no Brasil, tem se tornado antiquado com o passar do tempo, sofrendo com tecnologia limitada e com possíveis falhas.

O novo exame oftalmológico trazido pela Baby Vision Care, por sua vez, utiliza uma câmera de retina digital de alta resolução para capturar imagens detalhadas do fundo do olho, permitindo a detecção precoce de mais de 50 doenças oculares. Realizado por oftalmologistas e voltado para recém-nascidos, o Teste do Olhinho Ampliado é capaz de detectar com mais precisão uma ampla variedade de doenças, inclusive em estágios iniciais, e possui uma amplitude capaz de examinar até 85% da retina, aumentando a possibilidade de encontrar anormalidades.

“O Advanced Newborn Eye Screening, que chega ao Brasil como Teste do Olhinho Ampliado, é um marco para a oftalmologia neonatal. Nossa operação no país, iniciada este ano, foi impulsionada pelo desejo de revolucionar a forma como se cuida da visão dos recém-nascidos no território brasileiro e já começamos a fazer a diferença em alguns estabelecimentos hospitalares. Queremos chegar nas principais maternidades do Brasil e no setor público, para que nossa tecnologia seja mais acessível para todos”, afirmaJochen Kumm, CEO da Baby Vision Care.

O Teste do Olhinho Ampliado, ao cobrir uma área da retina até 20 vezes maior do que a contemplada pelo teste do olhinho tradicional, pode identificar doenças variadas como catarata congênita, retinoblastoma, retinopatia da prematuridade, toxoplasmose congênita, hemorragias e descolamentos de retina, entre outras. Além de fornecer um diagnóstico preciso e amplo, as imagens do exame ficam armazenadas para comparação futura, permitindo um acompanhamento mais seguro e assertivo da saúde ocular da criança.

“Nosso teste foi projetado para assegurar prevenção, proteção e precisão no cuidado da visão dos bebês. Esse sentido é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e físico de todas as crianças, portanto cuidar dele desde o nascimento é inestimável para garantir um crescimento saudável e livre de riscos que podem e devem ser evitados pela medicina. Por isso, empregamos tecnologia de ponta e expertise técnica testada internacionalmente para proporcionar os melhores cuidados aos pequenos”, detalha Kumm.

Foto: Banco de Imagem

Publicidade