Desde 2018

⭐ Piracicaba, 30 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.
[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Estresse infantil e desempenho escolar: como minimizar o impacto da volta às aulas

Estresse Infantil na Volta às Aulas

Estabelecer rotinas e ter convívio com a família são fundamentais para auxiliar os filhos no retorno à escola e aliviar a pressão sentida nessa época

Com a volta às aulas e o início de mais um ano letivo, é preciso entender que a escola é um ambiente onde crianças vivenciam relações complexas com seus pares e com figuras de autoridade, além de desafios constantes no que se refere ao desenvolvimento afetivo e cognitivo. Tudo isso pode ser um forte gerador de estresse – sobretudo quando se entra em uma nova escola.

Segundo a psicóloga e neuropsicóloga Valdeli Vieira, especialista em saúde mental infantil e de adolescentes, para o desenvolvimento da criança é fundamental ter uma rotina alimentar, de sono e de descanso, brincar e estar na presença dos pais.

Atualmente, em função das exigências da vida moderna, os pais estão pouco disponíveis aos filhos e muitas vezes mantê-los com a agenda cheia de atividades é uma forma de tentar preencher o vazio causado pelo pouco convívio familiar” afirma Valdeli.

Com o retorno à escola, também é importante, segundo a psicóloga, que os pais estejam atentos a mudanças repentinas no comportamento das crianças (por exemplo, filhos calmos que se tornam agitados, assim como o contrário) e ao aparecimento de queixas somáticas como dores de cabeça, de barriga e alterações no padrão alimentar e de sono. Pela imaturidade psíquica de crianças e adolescentes e por não conseguirem muitas vezes nomear e identificar emoções e sentimentos é no corpo que frequentemente eles vivenciam suas angústias.

Um outro aspecto importante diz respeito ao padrão de comunicação entre pais e filhos. Segundo Valdeli, responsável pela clínica Espaço Potencial, especializada em atendimento de crianças e jovens, é comum, em entrevistas com pais no consultório, ouvir que há uma comunicação efetiva com os filhos. No entanto, ao perguntarlhes sobre o que conversam, frequentemente a psicóloga escuta que as conversas giram em temas relacionados ao desempenho escolar.

Eu sempre oriento aos pais que ao invés de perguntarem aos seus filhos o que eles aprenderam e como foram nas provas, que peçam a eles para contar uma situação que os deixou alegres, tristes ou com raiva. A escola é um ambiente complexo e os pais tendem a acreditar que é um ambiente onde a criança deve estar feliz o tempo todo”, diz Valdeli Vieira.

Como consequência desse cenário, as crianças hoje estão desenvolvendo precocemente sintomas de estresse e estes, quando não identificados a tempo, podem favorecer o surgimento de quadros de ansiedade e depressão.