Quem ensina com amor, ensina melhor!
Com as medidas protetivas emanadas dos órgãos governamentais ocasionadas pela disseminação do vírus Covid-19, tornou-se necessária a utilização da internet.
Apesar de ser um grande desafio para os educadores, já que estar em casa possibilita inúmeras distrações aos estudantes, escolas de todo o Brasil estão oferecendo aulas virtuais.
Com o uso dessa ferramenta enviamos informações para que pais, educadores e familiares sintam-se mais seguros, acolhidos e orientados para cuidar da melhor forma das crianças nessa quarentena”, conta Maria Inês Faleiros Pinheiro, educadora, pedagoga, diretora e proprietária da Escola de Educação Infantil “A Cigarrinha”, que complementa que “na educação infantil o objetivo principal é manter o vínculo com as crianças e continuar servindo de referência para as famílias”.
Medidas simples de rotinas e atitudes podem transformar o ambiente de casa e investir na qualidade do convívio. Pensando nisso, a Escola “A Cigarrinha”, desde o começo da quarentena está enviando atividades lúdicas para as famílias brincarem juntas.
A ideia é apresentar opções de atividades que possam ser desenvolvidas em espaços grandes e pequenos, com materiais de fácil acesso e com muita diversão. Brincadeiras que desenvolvam imaginação, criatividade, coordenação motora, linguagem e outros tantos aspectos cognitivos importantes. Aí, vale tudo: vídeos, brincadeiras musicais, cabanas de lençol, massinha de farinha, culinária de criança, montar brinquedos com sucatas, criar jogos, fantoches com meias e tudo vira festa”, diz Inês.
Neste contexto, a escola “A Cigarrinha”, oferece atividades que integram o conteúdo da aprendizagem na educação infantil para serem realizados com o auxílio dos pais. E isso significa instruí-los para que tenham paciência e entendam suas limitações, pois não são professores, como também das crianças, que vivem um momento particular. É preciso proporcionar um lugar calmo, arejado e agradável para a criança.
É muito importante também, de acordo com Inês, manter uma rotina tanto na realização das atividades pedagógicas quanto no dia a dia. Ela é importante, pois dessa forma as crianças sabem o que vai acontecer durante o dia e que a noite ouvirão histórias. Dessa forma vocês cuidam também do aspecto emocional.
Não oferecemos ensino infantil à distância da forma tradicional. Acreditamos que na primeira infância não é o mais adequado, já que as atividades têm que ter a criança como elemento ativo. Na frente do computador ela é passiva e não protagonista”, finaliza Inês.