A metodologia Little Maker utiliza a tecnologia e a arte como ingredientes para a inventividade, para formar pessoas com olhares diferentes
O Movimento Maker começou a ser adotado em escala social no início do século 20, foi incentivado na Europa no pós-guerra, para que a recuperação dos equipamentos devastados em combate fosse acelerada com a mão de obra disponível.
A popularização do mundo digital e redução dos preços de equipamentos e hardwares de ponta do setor de produção foram decisivos para a introdução do Movimento Maker nas escolas e em projetos de educação no Brasil e no mundo.
Maker, em inglês, significa realizador, criador, fazedor e nos dias de hoje, os “faça-você-mesmo” não é mais novidade para educadores, estudantes e o restante da sociedade.
Na educação a cultura maker veio para ficar, pois acredita que não existe limites para a invenção, isto é um hábito, uma cultura. Todo mundo é capaz de criar, mudando o mundo à sua volta. Tudo é uma questão de misturar ingredientes certos: pessoas, ambiente e ferramentas.
Devido a essa nova cultura, a BNCC surge como forma de repensar a educação para que ela fique mais próxima dessas transformações sociais, formando o sujeito de modo integral e preparando estudantes para desafios futuros que estão além da escolarização.
Repensar os modelos atuais para ensinar indivíduos a lidar com um mundo em transformação não é apenas uma preocupação brasileira. O processo de repensar a educação tradicional é um movimento global e, dentro das competências e habilidades a serem desenvolvidas, a criatividade é uma das que mais tem chamado a atenção nos últimos anos, principalmente quando falamos em educação no Brasil.
Mudar a forma como olhamos para o mundo e agimos nele é uma demanda urgente. Pensando nessa tendência da área educacional, o Colégio PoliBrasil fez parceria com a Little Maker para o Ensino Fundamental 1, com o objetivo de aprimorar ainda mais o método de ensino, trazendo mais estratégias didáticas ativas para agregar ao nosso pilar de Aprendizagem Ativa.
A metodologia Little Maker utiliza a tecnologia e a arte como ingredientes para a inventividade, para formar pessoas com olhares diferentes: inovadoras e empreendedoras, trabalhando com oficinas que estimulam as crianças a questionarem métodos e processos, fazerem coisas novas, acreditarem que podem mudar o seu mundo! As habilidades adquiridas e os comportamentos estimulados e praticados no decorrer dos projetos consolidam-se como hábito e permitem usufruir dos benefícios de ser um Maker no decorrer da vida.
Neste método, o conhecimento não é apresentado da forma tradicional, verticalmente do professor para o aluno. Ela é baseada em um processo de descoberta através do professor como “mediador”, sempre partindo de uma demanda do aluno.
O papel da Little Maker é fornecer o ambiente, material e abordagens adequadas para que os alunos projetem suas próprias invenções exercitando a criatividade, o protagonismo, a persistência, o compartilhamento, o erro como aprendizagem e a sua própria realização como indivíduo. Este método visa tirar o aluno de uma posição passiva para uma posição ativa para que eles levem a prática arraigada para todas as áreas da vida, transformando a sua vida e a vida das pessoas ao seu redor.
Baseado nos conteúdos específicos presentes na BNCC, este programa se integra ao currículo vigente das escolas, possibilitando a aproximação entre matérias, cotidiano e as experiências de cada sujeito, transformando o aprender em algo significativo para o aluno e colocando o conhecimento em movimento.
Assim, ajuda a ampliar as possibilidades de integração e de caminhos a serem explorados ao colocar o aprendiz no centro do processo, potencializa os objetos de conhecimento desenvolvidos dentro de sala de aula e contribui para formação integral do aluno a partir dos conhecimentos, competências, atitudes e valores.
Colégio PoliBrasil
Fone: (19) 3417-5200
Endereço: Rua Moraes Barros, 422 – Centro, Piracicaba/SP