A busca por um corpo magro e uma vida saudável é um dos objetivos mais perseguidos na vida por qualquer pessoa; porém, para se ter êxito, a disciplina vai muito além dos planos alimentares e dos exercícios constantes.
Mudar a mente é o primeiro passo para mudar o corpo. Pensamentos, sentimentos, crenças limitantes e hábitos que são realizados de forma inconsciente são os principais fatores que atrapalham esse processo. Isso porque nossa mente inconsciente é muito poderosa e ela manda em tudo. O que se coloca dentro dela se torna uma verdade absoluta para a pessoa e certamente acontecerá. Por meio da hipnose é possível baixar o fator crítico e conseguir finalmente acessar essa mente tão poderosa e colocar o que quiser dentro dela.
E como descobrir as ferramentas corretas para vencer essa guerra contra a balança?
Saiba que talvez você esteja se autossabotando e algumas atitudes podem impedir você de continuar com o seu propósito.
Mas como identificar esses sabotadores do emagrecimento?
Para Erika Mizutani, formada em nutrição, pós-graduada em nutrição clínica funcional, e que acumula ao seu currículo a formação em Analista Comportamental do Obeso, formação em Hipnose Clássica, Clínica e Regressão com especialização em emagrecimento e atendimento on-line, formação em Acupuntura Auricular e formação na Academia de Excelência, Desenvolvimento Humano e Coaching com PNL e Hipnose Ericksoniana, os sabotadores do emagrecimento são um conjunto de pensamentos, sentimentos, padrões de fala, crenças limitantes e hábitos arraigados que atrapalham o processo de emagrecimento.
Você precisa destruí-los para conseguir finalmente emagrecer e permanecer com seu corpo desejado. Os sabotadores contam mentiras para você, eles são aquelas ‘vozezinhas’ que fazem você comer mesmo estando em um processo de emagrecimento e querendo emagrecer. Eles farão de tudo para lhe convencer a sabotar o próprio emagrecimento e você não terá ninguém a culpar além de você mesmo, pois as ações foram suas. Eles podem começar na infância, na adolescência ou mesmo na fase adulta.”
Isso explica por que é tão difícil emagrecer?
A especialista afirma que sim. Isso acontece devido a nossa mente funcionar no modo piloto automático de acordo com nossos sabotadores do emagrecimento trabalhando contra esse processo. E, estando no piloto automático, a pessoa não consegue identificá-los e perceber a real armadilha pela qual passa todos os dias, tanto na sua vida quanto no seu processo de emagrecimento. O processo da autossabotagem é um sistema de defesa que se usa para sobreviver aos desafios da vida.
Identificando os sabotadores
Durante o processo de descoberta, junto à orientação de um profissional da área, é preciso fazer um teste pelo computador ou celular com 110 perguntas em um sistema específico. “Isso levará em média 15 minutos. O sistema calculará e apresentará quais são os seus sabotadores do emagrecimento e os que mais o sabotam e têm poder sobre você. Após identificá-los, realiza-se uma sessão para se fazer a devolutiva e explicar sobre os seus principais sabotadores e como eles atuam na sua vida, para que você seja capaz de identificá-los no seu dia a dia”, detalha Erika, sobre o sistema de trabalho que aplica em seu consultório.
A partir daí, o processo é achar o caminho para destruí-los. De acordo com a nutricionista, primeiro é preciso identificá-los e entender como eles agem no seu dia a dia para, então, destruir cada um deles por meio de ferramentas de coaching semanais de reprogramação da mente com crenças, sentimentos, pensamentos e hábitos positivos que sustentem o seu processo de emagrecimento, utilizando-se de hipnose e programação neurolinguística (PNL).
Para este processo existe um programa de seis semanas e um programa de dez semanas, que fica a critério do cliente.
Esse processo produz mudanças significativas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. Nele se aprende sobre ferramentas que devem ser usadas sempre que necessário”, revela Erika.
E, depois disso, é possível se manter magro? De acordo com Erika, sim, fazendo a reprogramação mental por meio das ferramentas do programa e praticá-las sempre que necessário.
Principais sabotadores do emagrecimento
- Valorização do prazer da comida:
Comer é uma das ou a única coisa que me dá prazer. O pouco não é suficiente, tem que ser muito. - Válvula de escape contra emoções desconfortáveis:
Todas as minhas emoções e vulnerabilidade são confortadas na comida. Qualquer sentimento e emoção são motivo de comer. - Comida como padrão de afeto familiar:
Pais e familiares que falam e demonstram seus verdadeiros conhecimentos pela repetição de pratos. Quando todo o afeto se dá através da comida. - Biótipo como identidade grupal ou identidade de pertencimento:
Se existe um biótipo comum de sobrepeso nesse meio de convivência, você passa a se sentir diferente quando foge do padrão dessa pessoa e/ou grupo. Você começa a se achar deslocado (a).
Leia na Revista Us
Esta e outras matérias você encontra na segunda edição da Revista Us. www.portalpiracicabahoje.com.br/home/revista-us-edicao-002