Foto: Del Rodrigues
Por Sabrina Scarpare
Que estamos vivendo novos tempos, isso ninguém pode negar. Só a internet ganhou durante essa pandemia do Coronavírus aproximadamente 7 milhões de novos usuários na compra online aqui no Brasil. Isso não nos deixa dúvidas que o consumidor está mais online do que nunca e que nós profissionais da comunicação precisamos melhorar a sua experiência no digital. Em todos os sentidos. Com o vírus ainda rodando o mundo afora, a nova era de relações de trabalho veio pra mostrar que estamos sim mais adaptáveis nesse novo mundo.
Estamos passando por uma jornada de transformação digital de pessoas e negócios como uma avalanche em nossas cabeças. É preciso entendimento para não cair no erro, no excesso. Uma das diversas questões que a doença mundial levantou sobre a vida digital foi o desafio dos influenciadores de life style, em conseguir manter essa comunicação com seu público uma vez que viagens, vidas em restaurantes e baladas tinham caído por terra. O debate “saia da bolha ou você se afastará da sua comunidade” rendeu. Pessoas querem se comunicar com pessoas… reais. Histórias conectam, mas redes sociais é diálogo. Essa conexão só existirá, de fato, se a história que for narrada por você tenha valia para quem te acompanha.
Acredito que toda essa mudança vem para nos dizer: “Ei, chega de mentiras, make em excesso, super produção! Quero saber como você é de verdade e como a sua marca pode ajudar a resolver os meus problemas.” Precisamos entregar valor para a nossa audiência. Criar conteúdo não é sentar na cadeira e esperar que venha uma luz divina com incríveis inspirações. Empreender é ter insônia, é pensar mil vezes antes de postar, é criar estratégias, calendário, é pensar nas soluções que o seu negócio pode dar ao seu público, é compartilhar todo o seu conhecimento com amor e carinho, é ser o guia do seu cliente nessa jornada digital.
Como os homens das cavernas faziam há muitos e muitos anos, continuamos a contar histórias até hoje. Todos temos capacidade de contar histórias, pois é algo inerente a nós. Mas contar boas e relevantes histórias é uma construção que precisa ser saudável para que tenhamos saúde para executar todas as ações. O storytelling nos ajuda nessa arte de contar histórias, numa construção de narrativas que nos faz descobrir tantas coisas bacanas para o nosso coração. Saúde e storytelling caminham juntos, são parte da mesma moeda. Acredito que, um dos caminhos para o sucesso e realização nesse novo tempo é poder narrar verdadeiras histórias, de peito aberto.
Mas, para que essas histórias tenham um significado, elas precisam ser construídas de forma genuína, única, autêntica e com muita verdade. De peito aberto. Posso te garantir que isso fará bem a saúde do seu negócio e a sua também.
E em um mundo cheio de notícias falsas, as famosas fake news, ser real é mais importante do que nunca. Sua vibração atrai sua tribo. Converse, dialogue, entregue, responda, conte histórias, questione, interaja, ofereça, e ofereça, e ofereça…. incansavelmente.
Sabrina Scarpare – Consultoria de Posicionamento Digital e Storytelling
Sabrina Scarpare é jornalista, storyteller, criadora de conteúdo e estrategista digital
@sabrinascarpare