Desde 2018

⭐ Piracicaba, 4 de dezembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.
[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Publicidade

Estudo da UFSCar relaciona inteligência emocional e personalidade em mães enlutadas

mãe

Pesquisa convida mães que perderam seus filhos para responder questionário

Uma pesquisa na área da Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está investigando como a inteligência emocional e a personalidade se relacionam com o processo de luto em mães que perderam seus filhos.

Para isso, está convidando mães enlutadas para responderem um questionário online.

“A inteligência emocional desempenha um papel crucial no reconhecimento, compreensão e manejo das emoções, auxiliando na regulação do sofrimento e na adaptação ao luto.

Os traços de personalidade, por sua vez, afetam a maneira como os indivíduos vivenciam e expressam o luto.

No caso de mães que perderam um filho, o impacto dessa experiência é particularmente devastador, desafiando suas capacidades emocionais e suas estruturas psicológicas.

Pesquisar essas dimensões permite compreender melhor os processos que influenciam o luto, contribuindo para o desenvolvimento de intervenções mais eficazes e empáticas, que considerem tanto as diferenças individuais quanto os aspectos universais dessa vivência”, destaca a estudante de graduação em Psicologia da UFSCar, Amanda Piovani Monteiro, responsável pela pesquisa, que tem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e orientação do professor Fabiano Koich Miguel, do Departamento de Psicologia (PSi) da UFSCar. “Na literatura brasileira”, completa a estudante, “existem pouquíssimos estudos em relação a processos de luto.

Na minha revisão de literatura não encontrei nenhum que correlacionasse luto, inteligência emocional e personalidade”.

Como participar

Intitulado “A relação entre inteligência emocional, personalidade e luto: um estudo com mães enlutadas”, o trabalho tem como público-alvo mães com mais de 18 anos que estão passando pelo processo de luto pela perda de um filho, seja recentemente ou até há muitos anos.

A pesquisa será realizada no formato online, por meio de um formulário, e tem duração aproximada de 30 minutos.

Para participar, acesse o formulário www.psicologi.co/amanda.

Mais informações também poder ser solicitadas diretamente com a pesquisadora Amanda Monteiro pelo celular (19) 99405-8544 (também WhatsApp) ou pelo e-mail amandapiovani@estudante.ufscar.br.

Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 81686524.0.0000.5504).

Publicidade