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⭐ Piracicaba, 6 de novembro de 2024 ⭐

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A linha tênue entre confiança e arrogância: como não cruzá-la

A diferença entre essas duas características também está relacionada com a capacidade de ouvir e aprender

A  linha que separa a confiança da arrogância é bastante tênue e para alguns pode ser difícil de distinguir. A confiança é uma característica altamente valorizada, especialmente em ambientes profissionais. Ela é fundamental para liderança, inovação e resolução de problemas.

Já a arrogância pode ter consequências negativas, incluindo a alienação de colegas de trabalho, a perda de oportunidades de aprendizado e crescimento profissional.

No entanto, a psicóloga, especialista em neurociência e mestre em comunicação, Shana Wajntraub, destaca que é preciso ter cuidado para não confundir confiança com arrogância. Apesar da linha tênue entre confiança e arrogância, são conceitos diferentes.

Enquanto a confiança é uma crença em suas capacidades, a arrogância é uma atitude de superioridade em relação aos outros, é a atitude prepotente de quem se sente superior moral, social, intelectual ou de algum comportamento em relação aos outros. É um orgulho ostensivo que pode prejudicar relacionamentos pessoais e profissionais e afetar negativamente a imagem de uma pessoa.

A diferença entre essas duas características também está relacionada com a capacidade de ouvir e aprender. Para evitar cair no lado da arrogância, é essencial se colocar no lugar de aprendiz e estar aberto a feedbacks e ideias diferentes. Quando se tem confiança, você tem convicção nas suas habilidades e conhecimentos, mas reconhece que está “em obras”, ou seja, no processo de aprendizado contínuo.

Ser capaz de ouvir e estar aberto a novas ideias é um sinal de humildade e de um desejo de crescer. Aqueles que são arrogantes tendem a acreditar que já sabem tudo o que precisam saber e se recusam a escutar outras perspectivas.” comenta Shana.

A confiança é um fator fundamental para a construção de uma vida bem-sucedida e feliz. Acreditar em si mesmo, trabalhar o autoconhecimento e estratégias para gerenciar o medo em excesso são elementos-chave para se ter confiança.

Uma pesquisa realizada pela psicóloga em seu mestrado em comunicação e comportamento, Shana Wajntraub, mostrou que os entrevistados ressaltam a importância da transparência e empatia para transmitir confiança sem parecer arrogante, além de destacarem que o tom de voz e a linguagem não verbal são fatores importantes para determinar quando uma pessoa está sendo arrogante ou apenas confiante.

Alguns ainda enfatizam a necessidade de se preparar bem antes de se comunicar, para ter mais confiança no que está sendo transmitido.

Houve também entrevistados que afirmam que confiança e arrogância são coisas distintas, e que a confiança pode ser adquirida ao longo da vida, enquanto a arrogância é utilizada por quem não tem confiança em si mesmo.

Para esses entrevistados, agir com simplicidade e tratar os outros com igualdade é a chave para transmitir confiança sem parecer arrogante.

Uma pessoa confiante tem o poder de respeitar os outros e reconhecer que não sabe tudo, enquanto uma pessoa arrogante tende a não admitir os seus erros e ter a humildade para aprender com os outros,” finaliza Shana Wajntraub.