O escritório Landscape Jardins apresenta detalhes de uma área externa dedicada aos momentos de bem-estar e descontração da família
À medida que o verão se aproxima, a piscina e seus arredores ganham destaque dentro do lar, reunindo família e amigos. Esse é o caso desta residência, localizada no Rio de Janeiro, que teve seu projeto de paisagismo voltado para proporcionar as melhores experiências para crianças e adultos. Como inspiração para a próxima temporada, confira todos os detalhes deste trabalho realizado pelo escritório de arquitetura paisagística Landscape Jardins, sob o comando de Claudio Pedalino e Gabriela Setta.
A fim de garantir um ambiente agradável e seguro, a piscina começa com uma área rasa, no estilo prainha. Ao longo de sua extensão, recebe poucos degraus, e depois vai ficando mais funda, para satisfazer quem busca um bom mergulho. Os pais podem ficar na parte mais funda da piscina enquanto observam os pequenos brincando na área segura. Ou seja, um espaço perfeito para a diversão de todos! E, para proporcionar ainda mais relaxamento, o jardim contempla também um delicioso spa, localizado próximo ao muro. Além de um estar de fogo rebaixado com vista para dentro da piscina.
Com relação às espécies, os paisagistas tiveram o cuidado de não incluir canteiros nas áreas centrais, com o objetivo de torná-las livres para circulação, reservando as áreas verdes para as laterais. Sendo assim, diferentes texturas, cores e tamanhos de plantas e flores ajudam a emoldurar o espaço.
Mais surpresas
Se engana quem pensa que o paisagismo foi pensado apenas para a área da piscina. A partir do momento em que os visitantes chegam ao portão de entrada da casa já são surpreendidos por incríveis espécies de Chapéu de Napoleão (Thevetia thevetioides), Filodendros (Philodendron wilsonii) e Dietes, além de um caminho feito com mármore travertino (com peças em formatos quadrados), que ajuda a conduzi-los a mais um jardim. Poltronas, bancos, luminárias estilosas e um lago de carpas são algumas das atrações do estar ao ar livre, em frente da entrada principal.
“Os proprietários gostam muito de receber os convidados ao ar livre, por isso a casa é repleta de boas opções na área externa. No primeiro jardim, é possível relaxar apreciando o lago, ler um livro ou conversar. Ou então, ir direto para a área da piscina e se refrescar em uma tarde de verão junto com os amigos”, conta Gabriela Setta.
“Um detalhe importante é que os moradores têm um cachorro da raça Labrador. Por isso, tanto o desenho geral do paisagismo, quanto a escolha das espécies demandaram uma atenção especial. Nosso projeto visou por uma boa manutenção do jardim, assim como a liberdade e segurança do pet”, afirma Claudio Pedalino.
Fotos: Foto: MCA Estúdio