Uma das principais marcas de revestimentos do Brasil, A Portinari, sempre se preocupou em levar segurança, qualidade e beleza nos seus produtos. Por isso, nos últimos anos ela vem pesquisando formas de inovar e atualizar suas tecnologias, buscando o bem-estar dos consumidores. Agora chegou a vez dos acabamentos antiderrapantes!
Em algumas das coleções, essa versão aparece para revestir áreas externas como piscinas, churrasqueiras, varandas e jardins, seja de casas ou ambientes comerciais. Para melhorar seu desempenho, ela tem um alto coeficiente de atrito, em outras palavras, um número que indica a maior ou menor resistência das superfícies ao deslizamento de objetos. Porém, isso atrapalhava a limpeza, principalmente em espaços com tráfego intenso que precisavam de processos mais profundos.
Assim, a marca percebeu a necessidade de procurar um tratamento inovador para os porcelanatos que resistisse aos produtos de higienização e ao tempo, sem perder o poder antiderrapante. A nova tecnologia surgiu como uma alternativa perfeita, mantendo seus índices em todos os testes realizados ao longo de dois anos.
Entre suas principais vantagens estão o aumento da resistência ao escorregamento, ao desgaste, risco e ataque químico, além de um melhor desempenho quanto a limpeza. Antes dela, as especificações do coeficiente de atrito da Portinari eram iguais ou maiores do que 0,5. Hoje esse índice chega a 0,7 ou mais!
Desde 2020, os lançamentos vêm recebendo essa técnica em suas versões Hard. Portanto, coleções como Ritual, Audaz, Palco, Boulevard, Sandstone, novidades da Expo Revestir 2022, já a carregam em sua fabricação. Outras linhas mais antigas, como a queridinha York, estão recebendo a atualização há alguns meses.