Fotos: Luciana Napcham
Aproveitando o máximo da arquitetura já existente, o apartamento de 450m², localizado no bairro Jardim América, em São Paulo, ganhou um layout que remetesse ao estilo dos atuais moradores, recebendo contemporaneidade e minimalismo no projeto de Daniela Berland Cianciaruso, designer de interiores que comanda o Estudio Glik de Interiores.
O nome do projeto sensações nasceu exatamente do que os moradores buscaram com o projeto: sensações ao olhar pelas suntuosas janelas e enxergar muito verde, calmaria nas cores adicionadas nas paredes e no mobiliário e tranquilidade ao pisar na madeira aconchegante do apartamento.
Como há muitas janelas no imóvel e um pilar central, ele ganhou destaque com um papel de parede que reforça o conceito do projeto, sem ignorá-lo, repetindo este papel de parede no lavabo do pavimento inferior. A sala de TV era, originalmente, um escritório, com uma bancada integrada a estante. A solução foi repensar o layout, trabalhar a marcenaria e transformá-la em uma estante que ficou como fundo para o sofá.
Já existia no apartamento um piso de madeira de demolição e uma marcenaria de um antigo projeto do arquiteto Arthur Casas, que foram mantidos. Usamos a base neutra e seguimos com o estilo leve que buscamos imprimir, além de atualizar alguns ambientes com novos acabamentos e mobiliários.
A madeira foi utilizada em abundância pela designer, tanto no piso, escadas, painéis e, para imprimir personalidade e um pouco de ousadia ao projeto, texturas em tecidos foram adicionadas aos ambientes, se ornamentando com o design atemporal e moderno do mobiliário e estofados, predominantemente branco e tons claros.