O escritório Inovando Arquitetura, composto pelas arquitetas Ingrid Ovando Zarza e Fernanda Bradaschia, assina o projeto de um estúdio de 29m², localizado no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo. O objetivo principal deste projeto foi criar um espaço agradável e pronto para locação. Como se trata de um apartamento estúdio, a ideia foi transmitir uma sensação de amplitude, organização, conforto e, ao mesmo tempo, privacidade para o futuro inquilino, como explica a dupla de profissionais.
Além disso, um aspecto importante considerado durante a concepção do projeto foi a necessidade de versatilidade, tendo em vista a diversidade de personalidades dos potenciais inquilinos. Geralmente, apartamentos destinados à locação são caracterizados por serem espaços reduzidos, frios e genéricos. Para fugir dessa abordagem comum, o escritório criou um layout aberto, visualmente atraente e funcionalmente organizado.
Em vez de utilizar tonalidades completamente neutras, foram selecionadas cores sóbrias, como cinza e azul, para transmitir uma sensação de aconchego e atemporalidade ao espaço, ao mesmo tempo em que o torna uma “tela em branco” para os inquilinos personalizarem.
A marcenaria sob medida, flexível e multiuso, é o destaque do projeto, permitindo a ampliação dos ambientes e sua setorização. Um exemplo disso é o móvel que separa a sala de TV e o quarto, que apresenta um rack para mídias em um lado e uma sapateira no outro, além de uma prancha giratória que integra a TV aos dois ambientes. Mesmo com a integração dos espaços, foram utilizadas soluções para proporcionar privacidade, como a cabeceira da cama que também é o fundo do closet.
O layout do apartamento foi alterado, com a varanda integrada à sala. A área da varanda se tornou a sala de jantar e a lavanderia foi embutida dentro de um armário.
Essa é uma solução excelente para apartamentos pequenos, já que a área da lavanderia é integrada e aproveita o espaço, mas permanece escondida”, explica a arquiteta Ingrid Ovando Zarza.
A lavanderia “invisível” é uma das soluções criativas utilizadas pelas arquitetas para otimizar o espaço.
Mantemos a área da lavanderia escondida, mas ganhamos espaço”, conclui Fernanda Bradaschia.