Desde 2018

⭐ Piracicaba, 3 de dezembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.
[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Publicidade

Dermocosméticos e cosméticos: entenda o que são e as principais diferenças entre eles

revista-us-beleza-dermocosmeticos-cosmeticos

Especialista explica qual a finalidade de cada tipo de produtos e o mais recomendado para cada necessidade

Enquanto os cosméticos contêm fórmulas mais simples, que apresentam benefícios básicos para o cuidado com a pele, os dermocosméticos oferecem formulações mais robustas, ricas em ativos com características multifuncionais que, além de realizar sua função básica, também ajudam a melhorar a aparência e qualidade da pele, se usado de maneira contínua.

De acordo com Carlos Correa, gerente de pesquisa e produtos da Mahogany, marca especializada em produzir e comercializar cosméticos de alto padrão, os cosméticos atuam de modo mais superficial na pele. O especialista explica que geralmente são produtos utilizados para realizar a limpeza, hidratação e perfumação do corpo.

A característica principal é a ação nas primeiras camadas, que provoca mudanças imediatas e momentâneas. Por exemplo, se você possui olheiras e manchas no rosto, poderá utilizar uma base e um corretivo que garantirá uma aparência muito mais uniforme, no entanto, quando retirados, as marcas ainda estarão lá. Ou seja, eles são destinados para uma ação imediata, alterando a aparência apenas pelo período em que estão sendo utilizados”, exemplifica.

No entanto, quando falamos dos queridinhos da rotina de autocuidado, os dermocosméticos são os mais buscados. Correa afirma que são produtos que atuam de diferentes formas e que podem ser usados para diferentes problemas.

Essa categoria está posicionada entre o cosmético e o medicamento, e tem como objetivo o tratamento e a precaução contra possíveis danos à cútis”, afirma.

Por causa de suas propriedades, os dermocosméticos são muito significativos para quem quer manter a pele bonita e saudável. Correa informa que a possibilidade de uso está diretamente ligada aos tratamentos para os quais cada um é indicado.

Existem itens voltados para diversas etapas do cuidado, como higienização, hidratação e proteção solar. A diversidade de opções é muito ampla, já que existem soluções que trazem ativos com as mais variadas utilidades. Um mesmo produto pode ter muitas funções”, esclarece.

Por fim, o gerente ainda reforça que é preciso ter uma rotina de cuidados diários aliados a dermocosméticos específicos para cada tipo de cútis.

Em caso de pele é oleosa, produtos que ajudam a controlar o acúmulo de impurezas e a melhorar o aspecto da região são uma ótima pedida. Já para uma cútis mista, o ideal é fazer uso de produtos que propiciem hidratação e nutrição, mantendo o local sempre limpo”, finaliza.

Publicidade