A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista em Piracicaba chegou ao fim na última sexta-feira, com resultados muito expressivos que demonstram o compromisso do Fórum Trabalhista de Piracicaba, e de toda a Justiça do Trabalho brasileira, para conciliar os conflitos entre trabalhadores e empresas, dentro da sua missão constitucionalmente designada, proporcionando uma solução consensual e promova a célere tramitação dos processos trabalhistas.
Ao longo dos cinco dias de atividades, 194 audiências foram designadas, com 162 delas realizadas até quinta-feira, dia 23. Dentre essas audiências até quinta feira, 81 resultaram em acordos, o que representa um índice de 48,21% de êxito, taxa de conciliação bem superior aos índices normais durante o ano. Esses acordos pagarão a quantia de R$ 5.517.507,50 aos trabalhadores, um valor significativo, com destacado impacto econômico na cidade e promoção da justiça social, um dos pilares da estruturação da nossa Constituição.
Alguns acordos foram realizados em processos que tramitavam desde 1992 e 1998, demonstrando a efetividade da conciliação na resolução de casos antigos e complexos, especialmente na fase de cumprimento das decisões, fase mais demorada de um processo.
A Semana da Conciliação em Piracicaba foi marcada por um ambiente acolhedor e eventos que proporcionaram bem-estar aos participantes. Três apresentações musicais animaram o Fórum durante a semana, envolvendo os renomados músicos locais José Roberto Paschoalini, Álvaro Cavaggioni, Rawson Tullio e Leo Ozawa, enquanto a Unimed Piracicaba ofereceu atendimento médico gratuito a 95 pessoas, incluindo consultas rápidas e orientações sobre saúde. Durante as ações da Semana da Conciliação, foram identificados dados importantes dos consultados, cujo conhecimento prévio pode prever doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, bem como orientar os consultados a adotar hábitos saudáveis, como alimentação adequada.
A Semana da Conciliação Trabalhista foi uma iniciativa de toda a justiça do trabalho, com a participação ativa de juízes, conciliadores, servidores e equipe de apoio do Fórum Trabalhista, em um grande mutirão em prol da solução dos processos. Importante ponderar que a Justiça do Trabalho, segundo dados de 2022 do Conselho Nacional de Justiça, tramitava cerca de 5,2 milhões de processos, totalizando 6,7% de todos os processos pendentes no Brasil (77 milhões).
O sucesso da Semana da Conciliação em Piracicaba demonstra o poder da conciliação como ferramenta eficaz para a resolução de conflitos trabalhistas. Essa prática promove o diálogo, a justiça social e o bem-estar de todos os envolvidos, não somente resolvendo processos, mas sim os conflitos que desaguaram no Judiciário especializado. As conciliações trazem vantagens para ambas as partes, pois são muito úteis para as empresas, ao deixar de pagar a atualização dos valores devidos pela Selic e permitem pagamentos menos impactantes para o seu fluxo de caixa. Já os trabalhadores alcançam o resultado mais rápido dos direitos pretendidos, evitando-se longas tramitações e o descongestionamento do Poder Judiciário.
O Fórum Trabalhista de Piracicaba, assim como a Justiça do Trabalho em todo país, seguem comprometidos com a busca por soluções justas e céleres para os conflitos trabalhistas, e a Semana da Conciliação se consolida como um importante evento jurídico e cultural no calendário da cidade.
ATUALIZAÇÃO:
Na tarde desta sexta-feira, dia 24 de maio, recebemos a atualização cercad de R$ 7.568.574,60 de processos, com 191 audiências, 91 acordos, 47,89%