Projeto é desenvolvido em parceria com a Antares, empresa com 30 anos de experiência em reciclagem e regeneração econômica por meio de tecnologias e soluções sustentáveis
A Hyundai Motor Brasil anuncia sua mais nova iniciativa com foco na sustentabilidade.
Em parceria com a Antares, empresa com mais de 30 anos de experiência em reciclagem e regeneração econômica, a montadora desenvolveu o projeto que irá reaproveitar resíduos de borra de fosfato gerados pelo processo produtivo dos veículos.
A borra de fosfato até então era considerada um passivo ambiental sem alternativas viáveis de reaproveitamento.
A partir de agora, com o trabalho realizado por Hyundai e Antares, este material passa a ser transformado em matéria-prima, pela primeira vez na história da indústria nacional, para a fabricação de fertilizantes.
“Por meio de uma metodologia inovadora e ambientalmente correta, desenvolvida durante a parceria, foi possível criar um processo seguro, eficiente e escalável que permite reciclar e reaproveitar os principais elementos presentes na borra de fosfato, como por exemplo o fósforo e o zinco, e reaproveitá-los como insumo agrícola. O resultado é um produto que não apenas reduz a dependência de fontes não-renováveis, mas também fecha um ciclo dentro da lógica da economia circular, em que resíduos industriais deixam de ser um problema e passam a ser parte da solução”, explica Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.
Além da geração de novas destinações aos resíduos, através do reaproveitamento, este processo pioneiro contribui diretamente para a redução do risco de contaminação do solo e da água, e ainda diminui substancialmente as emissões de gases de efeito estufa tradicionalmente associadas à produção de fertilizantes convencionais.
“Ao transformar um passivo ambiental em matéria-prima, a parceria não apenas preserva recursos naturais, mas também se alinha às metas globais de combate às mudanças climáticas. Trata-se de um exemplo concreto de como a colaboração entre empresas gera impacto positivo em larga escala” complementa Martins.
Adicionalmente aos benefícios ambientais, os ganhos econômicos também se destacam.
Para a Hyundai, o novo processo representa uma redução significativa nos custos de gerenciamento de resíduos e fortalece seu compromisso com a sustentabilidade na indústria automotiva.
A reutilização da borra como insumo também contribui para a cadeia de suprimentos agrícola, promovendo uma economia circular cada vez mais robusta. Estima-se a produção anual mínima de 270 toneladas de fertilizantes a partir do resíduo da borra de fosfato fornecido pela Hyundai.
Com o projeto, a Hyundai celebra mais um Dia Mundial da Reciclagem, comemorado neste último sábado, 17 de maio.
A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como uma oportunidade de refletir sobre a maneira que descartamos o lixo e a necessidade de se adotar práticas mais sustentáveis.
A Hyundai é referência no tema dentro do setor automotivo brasileiro, sendo, inclusive, a primeira montadora do país vencedora do Prêmio Lixo Zero.
A vitória aconteceu na categoria “Certificação do Ano”, pelo pioneirismo com a inédita Certificação Lixo Zero entre as fabricantes de automóveis, conquistada em 2023 e renovada em 2024, após aumentar seu índice de conformidade na destinação de descartes para 94,2%.