Equipe fez atendimento no Terminal Central de Piracicaba
No Julho Verde, mês dedicado a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, o HFC Onco realizou uma ação no Terminal Central Piracicaba para conscientizar e avaliar pessoas com fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço.
Cerca de 150 pessoas passaram pela tenda do HFC Saúde onde foram orientadas e algumas delas atendidas pelos médicos que participaram da ação e encaminhadas para um acompanhamento mais aprofundado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba.
Já tem anos que o HFC Saúde, por meio do HFC Onco promove ações do julho verde. Uma doença, muitas vezes silenciosa, que as pessoas acabam não dando a devida importância e quando o diagnostico chega, as vezes é tarde demais, disse o presidente do HFC Saúde, José Coral.
O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho, mas durante o mês todo são realizadas ações de prevenção e diagnóstico.
O mais triste no Brasil é que mais de 80% dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço acabam chegando ao especialista com tumores avançados, e a maioria são homens. O dentista tem que estar atento as lesões. O médico precisa abrir a boca do paciente, nem toda dor de garganta é só uma infecção bacteriana. É preciso um sistema de saúde preparado, pois a progressão dessas doenças no geral é rápida, disse a especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Letícia Franceschi.
Alguns sintomas chamam atenção nesse Julho Verde
Os tumores de cabeça e pescoço não possuem exames de rastreio (aqueles realizados em pacientes que não apresentam sintomas), por isso é preciso ficar atento a alguns sinais, como:
- Caroços no pescoço
- Feridas na boca, lábio ou língua que não cicatriza por mais de 2 semanas
- Rouquidão
- Dificuldade para engolir
- Mau hálito persistente
Em caso de qualquer um desses sintomas, procure um cirurgião de cabeça e pescoço ou um clínico geral.
Uma doença as vezes assintomática
Os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos no princípio da doença. O diagnóstico das lesões iniciais é fundamental para garantir que os índices de cura se aproximem de 100%.
Com o seu desenvolvimento, alguns sinais e sintomas podem aparecer, como manchas brancas na boca, dor local, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, e dificuldade para engolir
Fatores de Risco
Infecção pelo papilomavírus (HPV)
A infecção pelo papilomavírus (HPV) contribui com o aumento na incidência da doença nos últimos anos e estudos brasileiros comprovam que cerca de 7% da população pode ter infecção pelo HPV detectada na boca.
A maior causa deste tipo específico de câncer é o sexo oral sem proteção.
Tabagismo e álcool
O tabagismo está relacionado a 97% dos diagnósticos de câncer de laringe.
A associação dos hábitos de beber e fumar multiplica em até 20 vezes a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço.