Período de férias diminui doações
O Banco de Leite Humano do HFC Saúde está com baixa no estoque por conta desse período de férias, viagens e festas de fim de ano.
“O leite humano doado é fornecido para os bebês que estão internados na UTI Neo e sem a quantidade de leite suficiente a alternativa é recorrer a fórmulas infantis”, disse o presidente do HFC Saúde, José Coral.
O leite humano é capaz de nutrir, hidratar, proteger contra infecções e promover um desenvolvimento mais saudável, adequado e rápido. Não há nenhum substituto artificial que reúna todas as propriedades valiosas do leite materno, especialmente para bebês prematuros. Toda mulher que amamenta e produz leite em excesso pode doar, ajudando a salvar vidas.
A doação de leite é um gesto nobre e significativo. O objetivo é incentivar as mulheres a continuarem doando, pois os bebês necessitam do leite o ano todo, a equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal/Ebserh), reforça a importância de manter esse gesto continuamente.
A quantidade para manter um estoque ideal seria de 100 litros por mês, mas nesse período, mensalmente só estamos recebendo 53 litros.
“A nossa preocupação aumenta, pois ainda temos o período de carnaval. Para incentivar e facilitar a doação o HFC disponibiliza uma equipe para coleta que faz a retirada do leite doado nas residências das mães”.
Fotos Divulgação