Evento anual reúne ex-alunos e ex-professores para preservar a história e importância da escola centenária em Piracicaba
A Associação dos ex-Alunos da escola estadual “Sud Mennucci”, realizará no dia 7 de dezembro, sábado, das 8.30 às 12 horas, na Sala de Música, mais uma sessão em homenagem aos formandos que completam 25, (1999),50 (1974),60 (1964) e 70 anos (1954) de suas formaturas, como faz tradicionalmente desde 1985 quando foi fundada.
Uma reunião preparatória está marcada para a segunda feira, dia 4 de novembro, às 9 horas na Biblioteca do Sud, aberta aos representantes de ex-alunos das respectivas turmas a serem homenageadas
O encontro de ex-alunos é uma celebração que ocorre todos os anos, nas dependências da centenária Escola Sud Mennucci.
“Nós temos como associação dos ex-alunos e ex-professores e amigos da escola Sud Mennucci de realizar esse evento sempre no primeiro sábado de dezembro. É uma reunião que a gente procura resgatar a história dessa instituição, a importância que ela teve para Piracicaba, para o Estado e também para o nosso País na formação de pessoas”, disse o engenheiro agronômico Ricardo Victoria Filho, um dos organizadores do evento.
O jubileu de ouro e prata é uma solenidade direcionada aos ex-alunos que estão completando 50 anos e 25 anos de formatura no Sud Mennucci. Ex-alunos interessados em participar da comemoração podem entrar em contato pelo telefone da instituição: (19) 3432-4696 ou, com o presidente da Associação, Ricardo Victória Filho, por meio do celular: (19) 99625-4068.
Nas redes sociais há diversos grupos de ex-alunos, alguns com mais de 700 integrantes, que se reúnem periodicamente na instituição ou em confraternizações realizadas em restaurantes da cidade ou residenciais de colegas.
A turma dos 50 anos, por exemplo, realizará no dia 2 de novembro, uma festa contando com 108 formandos de 1974, na Vila Francesa.
A escola estadual “Sud Mennucci” foi fundada em 1897, como Escola Complementar de Piracicaba, e hoje é tombada pelo CONDEPHAAT, sendo considerada uma das mais antigas da rede, com 127 anos de existência e formação de milhares de estudantes, desde o Curso Normal, que formava exclusivamente professores e professoras para atuarem na rede estadual e alunos que atuam em diversas profissões na cidade, no Estado e no país.
A unidade foi fundada em 1897, como Escola Complementar de Piracicaba, voltada à formação de professores, função que desempenhou até 1911, quando passou a ser denominada Escola Normal.
Quem foi Sud Mennucci
Sud Mennucci era filho de imigrantes italianos da região de Lucca, nasceu em Piracicaba e formou-se na Escola Normal dessa cidade em 1910.
No mesmo ano, partiu para lecionar em Cravinhos, depois em Dourado e finalmente Piracaia, antes de em 1913 embarcar para um curso na Escola de Aprendizes da Marinha em Belém do Pará.
Voltou em 1914 e assumiu o cargo de professor em Porto Ferreira. Em 1920 foi nomeado Delegado de Ensino em Campinas e transferido no ano seguinte para Piracicaba.
Em 1925, a convite de Júlio de Mesquita, mudou-se para São Paulo para trabalhar na redação do jornal O Estado de S. Paulo.
Em 1930 foi diretor do jornal O Tempo e logo em seguida assumiu o cargo de diretor do Diário Oficial do Estado de São Paulo. Em 1931 tornou-se Diretor-Geral do Ensino (cargo equivalente a Secretário Estadual da Educação) até maio de 1932; depois da Revolução Constitucionalista, em 1933, assumiu o cargo novamente por um curto período.
Casou-se em 1917 em Porto Ferreira com Maria de Oliveira Mennucci e teve cinco filhos.
Faleceu em 1948, na Vila Mariana, onde sempre morou durante sua vida na capital paulista, vítima de uma rara doença chamada “pressão alta maligna”, com apenas 56 anos.
Serviço
Ex-alunos interessados em participar da comemoração podem entrar em contato pelo telefone da instituição: (19) 3432-4696 ou, com o presidente da Associação, Ricardo Victória Filho, por meio do celular: (19) 99625-4068.